Salmo 1 Explicação — O segredo da felicidade do Justo

Neste artigo, abordaremos o seguinte tema “Salmo 1 Explicação — O segredo da felicidade do Justo”. Uma breve explicação do Salmo 1.

1 — Introdução

O livro de Salmos é tido como o hinário do povo de Israel. Este livro contém inspirações profundas para o louvor e adoração do criador.

São diversas declarações poéticas profundas, proféticas, cantadas ao Criador. O Salmo 1 está dividido em 2 partes: O Justo e o ímpio.

Não podemos afirmar a autoria desse salmo, mas muitos estudiosos da bíblia o atribuem ao salmista Davi.

Separamos e explicamos cada verso desse lindo e poderoso salmo. Se você gostar, deixe seu comentário e compartilhe!

Deus abençoe, tenha uma ótima leitura!

2 — Comentário verso por verso Salmo 1 Explicação

2.1 — Salmo 1:1 — Este verso inicia com a palavra-chave “Bem-aventurado”. Significa aquele que é feliz de verdade, ou seja, de dentro para fora. Contudo, apresenta um contraste entre os 2 tipos de pessoas na visão de Deus. Por exemplo, o justo e o ímpio.

Os justos são apresentados como aqueles que andam em retidão, amor e obediência à Palavra de Deus. Enfim, os quais são separados do mundo e pertencem a Deus.

Os ímpios são aqueles que andam fora dos preceitos da Palavra de Deus. Seus conselhos são infrutíferos, por seguirem seus próprios caminhos e desejos do seu coração.

Por fim, vale ressaltar que Deus não tem prazer na morte do ímpio, mas que se converta dos seus maus caminhos. (Ezequiel 33:11)

2.2 — Salmo 1:2 — Aqueles que seguem os preceitos da palavra de Deus em suas vidas. Enfim, aplicaram os ensinamentos da palavra de Deus nas ações e práticas no seu dia a dia.

Não apenas leem as Escrituras Sagradas, mas meditam nelas. Seu objetivo é extrair o máximo do seu entendimento bíblico para aplicar estes conceitos.

Dessa maneira, o seu prazer está centrado na meditação e no entendimento da palavra de Deus, para aplicá-los em sua vida.

Pois, alimentam-se espiritualmente para fortalecerem-se no Senhor, e assim vencer as tentações, tribulações e adversidades dessa vida.

2.3 — Salmo 1:3 — Fala daqueles que foram transformados pela renovação da mente na Palavra de Deus. O fruto é a sua entrega total em louvor e adoração ao Deus vivo.

O ribeiro das águas pode simbolizar a busca da presença do Espírito de Deus. Pois o Senhor é a fonte das águas vivas na vida do adorador.

A expressão “tudo que fizer prosperará” não significa ausência de problemas. Mas sim, que Deus se fará presente em toda e qualquer situação, para o ajudar a avançar e a progredir.

2.4 — Salmo 1:4-6 — Os ímpios são todos os que rejeitaram a Deus e o seu amor, por meio de Jesus Cristo.

São comparados com a moinha sem valor e lançada para longe pelo vento. Pois escolheram passar pelo juízo e pela condenação eterna.

Enfim, rejeitaram o único caminho que nos faz ter paz com Deus e nos reconcilia com ele, Jesus Cristo.

Deixe um comentário