Salmo 5 Explicação — Deus aborrece a impiedade

Neste artigo, abordaremos o seguinte tema “Salmo 5 Explicação — Deus aborrece a impiedade”. O Senhor abençoa os justos e aborrece os ímpios.

1 — Introdução: Salmo 5 Explicação

O Salmo 5 assim como o Salmo 3 é considerado uma oração matinal. Onde o salmista apresenta suas petições mediante suas lutas e provações na presença de Deus.

Este Salmo apresenta a relação de Deus para com o justo e o ímpio. Pois deixa claro que Deus não se agrada da arrogância, mentiras e maldade dos ímpios. Mas, se atenta para aqueles que o temem e praticam a sua palavra.

Não sabemos sua autoria, mas conforme o contexto dos Salmos 3, 4, 5 e 6, muitos o atribuíram a Davi, quando fugia da face de Absalão.

Se você gostar, deixe seu comentário e compartilhe!

Deus abençoe, tenha uma ótima leitura!

2 — Comentário verso por verso Salmo 5 Explicação

2.1 — Salmo 5.1-2 — O salmista apresenta sua oração diante de Deus. Porque ele sabia que Deus não só ouve suas petições, mas que também as responde.

Deus se agrada de um coração sincero e contrito diante da sua presença. Temos, por exemplo, a história de Ana, que orou com um coração aflito e Deus atendeu sua petição.

2.2 — Salmo 5.3 — Após apresentar sua oração matinal, o salmista ficava vigilante. Ele confiava e aguardava na dispensação do Senhor.

Da mesma maneira, ao iniciarmos o nosso dia devemos apresentar tudo nas mãos de Deus. Pois, somos dependentes do seu agir e da sua provisão em nossas vidas.

2.3 — Salmo 5.4-6 — Aqueles que não temem a Deus e agem na impiedade não podem esperar coisa alguma dele. Porque o Senhor não compactua com a impiedade.

No livro do profeta Isaías no capítulo 59, o Senhor diz que seus ouvidos estão atentos e sua mão estendida para atender seu povo. Mas são as nossas iniquidades que nos afastam do Criador.

Comentários Versos 7 ao 12

2.4 — Salmo 5.7 — O salmista expressa sua reverência diante de Deus. Pois seu prazer estava em adorar a Deus e ter um relacionamento entre filho e Pai.

O Senhor Jesus ao ensinar a oração modelo do Pai nosso, deixa claro este ensino. Deus é como Pai que ouve e responde aos seus filhos que são obedientes a sua palavra.

2.5 — Salmo 5.8 — Neste verso, o salmista quer ser direcionado por Deus. Pois, ele sabe que só Deus pode livrá-lo dos seus inimigos.

A nossa luta não é contra carne e sangue, mas sim espiritual. Ao andarmos com Deus no poderoso nome de Jesus, em obediência. Sabemos que estamos no caminho certo para vencermos essas batalhas. 

2.6 — Salmo 5.9 — O mundo sem temor a Deus é hostil e fora dos propósitos do Criador. Assim, aqueles que não se arrependem estão debaixo da ira divina e afastados do Senhor.

Ao enviar o seu filho Amado Jesus Cristo, por amor à humanidade. Deus nos deu a única chance de mudarmos esta realidade.

2.7 — Salmo 5.10 — Esta oração salmista demonstra sua insatisfação com as injustiças praticadas no mundo. Ele clama pela justiça divina e o estabelecimento dos justos para honrar e glorificar a Deus.

No sermão da montanha, as bem-aventuranças de Mateus 5 verso 6, Jesus fala acerca daqueles que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Só Deus é justo e pode trazer justiça para seu povo, por meio de Jesus Cristo.

2.8 — Salmo 5.11-12 — Neste verso, o salmista diz que os justos serão abençoados em todos os sentidos. Porque temem o Deus da sua salvação, esperam e confiam nele.

Ao contrário dos ímpios, que negam a Deus e a sua justiça em Jesus Cristo. Pois preferem andar nos seus próprios caminhos, porém no final colherão dor e destruição.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top