Gênesis 1 Explicação – A criação de Deus

Gênesis 1 Explicação - A criação de Deus

Neste artigo, abordaremos o seguinte tema “Gênesis 1 Explicação – A criação de Deus”. Para este estudo, medite Gênesis 1, para contextualizar.

Introdução – Gênesis 1 Explicação


Meditação de Abertura – Gênesis Cap. 1.1-2 e 2.4

A humanidade vive momentos incríveis nas suas descobertas científicas e tecnológicas. Isto, obviamente, desperta atenção em grande parte das pessoas. Pois, a cada nova descoberta, vivemos novas experiências.

Agora, nada é tão singular e mais importante do que falarmos sobre a origem da vida. A origem de tudo, ou seja, como tudo começou, de onde viemos e para onde iremos. O que é que o passado nos revela e, o que o futuro nos reserva.

No livro de Gênesis, que significa “início” ou “origem”, registra a história da criação, da história da humanidade, do plano e do propósito de Deus para sua criação. Temos em Gênesis subsídio para toda a Bíblia, tais como:

A revelação de Deus, sua personalidade e natureza. O juízo de Deus, por causa do pecado e o plano de salvação para a humanidade caída. Informações importantíssimas no processo de reconciliação do homem para com Deus.

Leituras para Meditação

  1. Deus revela o seu desejo eterno e o seu poder através da natureza – (Sl 19:1, Rm 1:20)
  2. Deus revela que o motivo da criação é para o seu prazer – (Ef 1:5, 9)
  3. Deus revela que o propósito da criação é glorificar a Cristo – (Cl 1:15-19, Rm 5:14, Zc 12.1)
  4. Deus revela que a base da Criação é a sua vontade – (Ap 4:11)
  5. Deus revela os meios utilizados na criação: pela Palavra e pelo Espírito (Gn 1:2-3, Hb 11:3, Jo 1:1-3
  6. Deus revela o processo, ou seja, os céus e todos exércitos de anjos foram criados primeiro (jó 38.4-7)

Tópicos Importantes

a) A Bíblia não é um livro de ciências, embora podemos encontrar diversas informações que nos remetem ao tema. Não devemos entrar em polarizações ou discussões, pois cada área tem o seu grau de importância para o homem.

b) Enquanto, um trata das coisas materiais existentes, o outro trata das coisas espirituais e, que passaram a existir pela palavra e pelo Espírito de Deus. Resumindo, a Bíblia não discute evolução. Pois, pela fé, cremos que através da união da Palavra de Deus com o seu Espírito, tudo passou a existir.

c) A Bíblia nos mostra quem é Deus. Além disso. A Bíblia também revela a personalidade dele, o seu caráter e o seu plano para a criação. Também nos revela o desejo, o motivo, o propósito, a base, os meios e o processo mais profundo de Deus ao relacionar-se com as pessoas que Ele criou.

d) Através da criação relatada em Gênesis no capítulo 1, verificamos como Deus foi perfeitamente organizado no processo da criação, gerando a vida numa sequência inteligente, harmoniosa e perfeita.

Deus põe em ordem a criação

1º Primeiro dia: Luz
2º Segundo dia: Céus e Águas
3º Terceiro dia: Terra e Mares
4º Quarto dia: Os luminares: Sol, lua e estrelas

Deus da vida a criação

5º Quinto dia: Peixe e Pássaros
6º Sexto dia: Animais, Homem e Mulher

Deus termina a criação e a declara boa

7º Sétimo dia: Deus descansou, não porque estava cansado, mas porque finalizou o trabalho da criação. (Is 40.28)

A criação de Deus

Deus criou todas as coisas, o céu, os luminares e a terra. Criou os animais, porém os seres humanos foram feitos de maneira singular, porque foram feitos a imagem e semelhança de Deus. Isto, não significa dizer que somos igual a Deus, porque Deus é soberano, supremo e único.

De todas as coisas existentes no universo, Deus escolheu fazer a sua morada em nós seres humanos. Somos criados para adorar e glorificar a Deus, pois somos um reflexo da sua glória.

Pois, temos a capacidade de refletir seu caráter através do amor, perdão, paciência, bondade e fidelidade.

O propósito de Deus criar o homem (Gênesis 1:26-28) 

Qual foi a intenção de Deus ao fazer o homem? Qual o seu propósito? 

Para ser um vaso usado por Deus; Para Adorá-lo em Espírito e em Verdade. (Rm. 9:23-24, Jo 4:24, 1 Ts 5:23, 1 Cor 6:17. 1 Co 1:30; Cl 1:15, Jo 1:18; Hb 1:3, Fp 2:6-8, 1 Jo 3:2) 

Para ser um instrumento nas mãos de Deus, crescer e multiplicar, sujeitar, dominar e guardar. (At 17:25, Gn 1:28, 1 Co 15:45-49, Mt 28:19-20, Mc 16:15, Mt 16:19, Mt 18:18, Rm 16:20, Gen 1:28, Ap. 21:1, Lc 10:19, Ef 2:2, Mt 13:4,19, Gn 2:15) 

Para ser a imagem de Deus e exercer o domínio na terra em seu lugar. (Mt 3:1-3, Ap 5:10, 1 Pe 2:9, Rm 3:23, Rm 12:2, 2 Co 3:18, Ex 34:29-30, Ex 14:30-31, 2 Cor 3:9, Dn 1:8)

Conclusão – Gênesis 1 Explicação

Pela fé, através da palavra de Deus, sabemos que houve um criador de todas as coisas existentes, que nada apareceu por acaso e sem nenhum propósito. 

Ainda que não podemos entender toda a complexidade da maneira e como foi feita. Porém, pela palavra de Deus obtemos a revelação do criador e seu propósito eterno de amor pela humanidade.

Por Missionário Vagner

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *