José Exemplo de Autocontrole na Bíblia

José Exemplo de Autocontrole na Bíblia

Nesta reflexão, abordaremos o seguinte tema “José Exemplo de Autocontrole na Bíblia”. Se gostar, deixe seu comentário e compartilhe!

Introdução

No livro de Gênesis no capítulo 39 conta-se a história de José no Egito, onde podemos constatar a lealdade e a fidelidade de José a Deus e como ele triunfou sobre o pecado, resistindo a tentação da mulher de potifar. 

Ao ser tentado, José negou preferindo fugir da situação, porque temia pecar contra Deus e contra o seu senhor, Potifar. A chave nessa história de autocontrole e domínio foi o temor e a fidelidade de José ao Criador. 

Tudo isto, demonstra que ele era um homem reto e temente a Deus de caráter ilibado. Pois, isto, podemos observar através de suas escolhas e ações em diversos relatos da história bíblica.

Reflexão – José Exemplo de Autocontrole na Bíblia

Na tenra idade e com boa aparência, José despertou a atenção da esposa de Potifar. No texto, diz claramente que ele escolheu fugir da situação, ou seja, ele estava convicto da sua obediência a Deus. 

O que chama atenção é que ele não tinha controle da situação externa, mas internamente ele estava no domínio e controle de suas ações, mediante sua fé e convicções no temor do Eterno Criador. Aqui aprendemos algo importante, que não podemos mudar as pessoas, mas trabalhar as mudanças dentro de nós, para depois influenciar as outras pessoas.

O texto bíblico deixa claro, que Deus estava na vida de José, pois tudo que ele empreendia o Senhor o prosperava. Mesmo em situações desafiadoras, onde manter o autocontrole parecia ser a pior escolha. Mas José escolhia fazê-lo para agradar a Deus, pois confiava na sua presença. 

A história final da vida José mostra-nos o quanto Deus o abençoou. Pois, mesmo sendo lançado para longe da sua família, após ser vendido como escravo pelos seus irmãos.

Conclusão – José Exemplo de Autocontrole na Bíblia

Mesmo tendo passado pelo cárcere, por causa das mentiras da esposa de Potifar. José manteve sua confiança em Deus, pois sabia que havia um propósito para tudo isto. 

Dessa maneira, após ser aprovado por Deus ao passar por estes processos, ele foi honrado pelo Eterno ao se tornar um grande governador no Egito, servindo a Deus e ajudando a sua família com abrigo e provisão, mantendo-se fiel ao Criador. Assim, ele entendeu que havia um propósito de Deus por trás de todo seu sofrimento.

O Espírito Santo fez questão de registrar os erros e acertos comportamentais de homens e mulheres de Deus, para demonstrar o quão é importante o tema do domínio próprio e autocontrole para alcançar ótimos resultados na vida humana e agradar a Deus.

Por: Missionário Vagner

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *