Gênesis 8 9 10 Explicação – O que Noé fez quando saiu da arca? Neste estudo, abordaremos os acontecimentos após a saída da Arca.

Introdução – Gênesis 8 9 10 Explicação

Após a saída da Arca, a primeira coisa que Noé fez foi edificar um altar de sacrifício para invocar o nome do Senhor. (Gn 8.20)

É importante compreender, que a nossa prioridade como participantes da Igreja de Cristo, não deve ser apenas o trabalho para Deus. Mas, primeiramente, a construção de um altar para ofertamos e nos consagrarmos ao Senhor.

Deus se agrada quando consagramos a nossa vida no altar, em obediência a Palavra dele. Pois, neste momento priorizamos a nossa vida e o nosso tempo em separação para o Senhor. Logo após, fazemos a sua obra com zelo e dedicação.

Assim, observa-se, que após Deus sentir o cheiro suave o do holocausto, três boas consequências aconteceram:

1° Deus se agradou, 2° Deus afasta a maldição e 3° Deus manteve a sua bênção (Gênesis 8.21).

Quando obedecemos a Deus através da sua Palavra, mantendo uma posição com ações e atitudes que o agradam, também alcançamos estas três boas consequências em Cristo.

Tópicos Importantes – Gênesis 8 9 10 Explicação

Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo sede fecundos e que multiplicai-vos povoando a terra. (Gn 9.1-2,7) A mesma ordem dada a Adão é cumprida por Noé, porém ambos geram filhos naturais. Mas nós, hoje, em Cristo somos espírito vivificante para geramos filhos espirituais.

Não podemos ferir ou matar outro ser humano. Pois, Deus exige que cada pessoa seja responsável pelos seus atos. Devemos lembrar que só Deus age com a verdadeira justiça. Todos os seres humanos foram criados a imagem de Deus, porém existe uma distinção em relação ao caráter, ação e atitude de cada um, mediante as escolhas. (Gn 9.5-6)

De acordo com as Escrituras Sagradas, além de crermos em Jesus Cristo como único e suficiente salvador das nossas almas, o verdadeiro caráter é o que nos identifica como filhos de Deus ou filhos do maligno, ou seja, todas as pessoas da terra são criaturas de Deus, porém, nem todas possuem o caráter de filhos do altíssimo. Este caráter é obtido por meio de Cristo, porque nele foram criadas todas as coisas visíveis e invisíveis. (Cl 1.16)

Para que não temessem quando o céu escurecesse novamente. Deus fez uma aliança, com Noé e seus filhos, onde disse que as águas da morte não viriam novamente. Hoje, não devemos temer, pois em Cristo temos uma nova aliança. Pois, Deus é absolutamente fiel à sua Palavra. (Gn 9.8-12)

O sinal de Deus após o dilúvio

Após fazer as promessas, Deus envia um sinal por meio de um Arco Celeste ou Arco do Céu, como um símbolo de sua fidelidade, pois Deus não se esquece de sua aliança. É importante notar que o trono de Deus é edificado sobre a sua palavra e sua fidelidade. (Ap. 4.3, 10.1)

A maldição de Canaã

Noé, grande herói da fé, se descuidou embriagando-se e ficando nu em sua tenda, dando um mau exemplo de piedade aos seus filhos. Ao ver a nudez de seu Pai, Cam não mentiu a respeito do pai, mas seu filho Canaã é amaldiçoado porque o expôs. Sem e Jafé foram abençoados porque honraram Noé, cobrindo-o. (Gn 9.22-27)

A maldição de Noé se dirigiu a toda nação dos cananeus, uma nação que Deus sabia, que se tornaria ímpia. A maldição se cumpriu quando os israelitas entraram na terra prometida e expulsaram os cananeus. (ver livro de Josué)

Quem são as nações da bíblia dos descendentes dos filhos de Noé?

Na Bíblia, os descendentes de Sem são chamados semitas, Abraão, Davi e Jesus são descendentes de Sem. Os descendentes de Cam estabeleceram em Canaã, no Egito e na África. Os Jafé se estabeleceram na Europa e na Ásia Menor.

SemCamJafé
HebreusCananeusGregos
CaldeusEgípciosTrácios
AssíriosFilisteusCitas
PersasHeteus
Arameus (sírios)Amorreus
Gênesis Capítulo 10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *