Gênesis 6 Explicação – A última queda antes do dilúvio: Neste artigo, abordaremos sobre a última queda do homem antes do dilúvio Gênesis 6.

Introdução – Gênesis 6 Explicação

Com base em nossas leituras anteriores, você já deve ter compreendido que, após a 1ª Queda do homem com Adão e a 2º Queda com Caim, devido a contaminação do pecado, o homem e a sua descendência se afastaram de Deus. Por isso, toda espécie de perversidade estava agindo entre os homens que estavam sobre a terra.
 
Sabemos que Adão e Eva tiveram um outro filho no lugar de Abel, chamado Sete, na qual vemos sua descendência começando a invocar o nome Senhor, pois a humanidade estava afastada de Deus, naqueles dias. Enfim, embora o mal tivesse-se alastrado e o homem afastado do seu criador. Fica evidente que, pela revelação da palavra, Deus tinha um plano de Justiça, de Juízo e Salvação da humanidade caída, por intermédio da descendência de Sete. 

Na aula de hoje, com base nesta pequena introdução, daremos continuidade em nossos estudos do livro de Gênesis, onde meditaremos no Capítulo 6. Também, demonstraremos alguns pontos de vistas e outros entendimentos sobre os acontecimentos relatados neste capítulo.

A última queda

A última queda aconteceu quando os filhos de Deus se misturam com as filhas dos homens. Esta mistura e a perversidade humana, foi a causa que o Senhor trouxe julgamento aos homens.

Na Bíblia, você perceberá que há outras distinções e misturas mencionadas, que não agradam a Deus, ou seja, quando estas não são observadas e vividas.

Estas distinções servem como advertência para aqueles que servem a Deus, tais como: A luz e as Trevas; O santo e o profano; Os justos e os Injustos; Os crentes e os incrédulos. (2 Cor 6-14-18)

Tais separações revelam dois tipos de valores, que veremos nas Escrituras Sagradas:

Os valores de Deus e os valores do mundo; A mistura entre o espiritual e o mundano.

A Igreja, por exemplo, possui sua base e fundamento em Cristo. Contudo, existem princípios e valores espirituais que não devem ser reduzidos ou trocados por valores mundanos. A casa de Deus não deve se misturar com as práticas do mundo, mas sim, por aquelas que foram preestabelecidas e preordenadas constantes na palavra de Deus.

Quem são os filhos de Deus e as filhas do homens?

Há três possíveis interpretações para tentar explicar este assunto, não há como se posicionar somente numa visão e desprezar as outras. 

A primeira interpretação é que os filhos de Deus eram Anjos Caídos que abandonaram as suas posições, após assumirem um corpo físico, estes se relacionaram com as filhas dos homens (humanos). Do fruto dessa relação sugiram os gigantes na terra, os Nefilins. (com base em 2 Pedro 2.4-5, Judas 6.7, Jó 1.6; 2.1, Ap. 2.1)

A Segunda é que os filhos de Deus eram os governantes que se relacionaram com as plebeias da época, ou seja, mulheres que não eram da mesma linhagem. Dessa relação surgem a descendência de homens maus e brutos, ou seja, que se tornaram os grandes pervertedores da época.

A terceira interpretação é que os filhos de Deus seriam a descendência de Sete, que se relacionaram com as filhas dos homens a descendência de Caim. Uma descendência que invocava a Deus se misturando com uma descendência que não reconhecia a Deus.

A terceira interpretação é a mais aceita no meio Cristão, por ser a mais coerente com os textos bíblicos, pelos seguintes motivos:

1 – Se analisarmos o contexto bíblico de Gênesis 6, você verificará que o texto está falando de homens e não de anjos, uma vez que, o motivo de Deus trazer o julgamento foi a perversidade humana. (Gn 6.5-7) 

2 – A palavra “filhos de Deus” mencionada na bíblia, muitas das vezes, é usada para falar de anjos, porém, para anjos bons e fiéis, ou seja, nunca para anjos caídos. 

3 – De acordo com Jesus em Mateus 22.33 os anjos não têm sexo, ou seja, os filhos Deus não se casam e nem se dão em casamento. Enfim, os anjos são seres assexuados e não possuem o desejo sexual. 

4 – A interpretação da palavra Nefilins não significa somente gigante, pois no original hebraico, também possui outros significados.

Os resultados da queda

Verificamos que toda humanidade se havia corrompido, exceto a família de Noé temente a Ele na terra. Por isso, Deus disse o meu Espírito não contenderá para sempre no homem. 

Podemos perceber que o Espirito Santo de Deus seria retirado e consequentemente o juízo de Deus viria através do dilúvio. 

Todas as vezes que o homem se julga autossuficiente e, voluntariamente, abandona os caminhos do Senhor. Deus permite, que o homem viva as consequências desastrosas de seus atos. (Rm 1.24, 26 e 28)

Conclusão – Gênesis 6 Explicação

Embora, este capítulo seja um pouco polêmico, observamos que o tratar de Deus com a raça humana, iniciou-se devido a sua depravação e perversidade. 

Podemos notar que o resultado desse tratamento foi a justiça e o juízo de Deus. Todavia, nem tudo estava perdido, pois em a toda perversidade, havia um homem justo e temente a Deus, Noé.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *