Gênesis 5 Explicação – Sete filho de Adão – Neste artigo faremos um estudo sobre o capítulo 5 de Gênesis e responderemos algumas questões.

Introdução – Gênesis 5 Explicação

Ao meditarmos em Gênesis 5 explicação, iremos perceber algumas situações, que nos fazem pensar e fazer algumas perguntas, tais como:

Com base nessas premissas, trabalharemos estas questões com algumas possíveis respostas. Pois, existem outros pontos de vistas e, não queremos esgotar o tema sobre o assunto.

Contudo, nosso objetivo é fazer com que temas como estes, desperte a curiosidade bíblica e incentive a orientação a pesquisa.

Tópicos Importantes – Gênesis 5 Explicação

1) Qual era a importância da genealogia e o seu propósito na Bíblia?

Outro ponto importante a considerar é que, Por meio da tradição oral, os hebreus transmitiam suas crenças. Pois, os judeus contavam histórias aos filhos, os que a sua vez as transmitiam a seus filhos. Pois as escrituras eram primitivas e, em muitos lugares, não existiam.

Todavia, também observamos que a genealogia foi uma semente que apontava e confirmava a promessa dada a Abraão, que veio a se cumprir através do nascimento de Jesus Cristo. 

Concluindo, fica claro que para Deus todos os indivíduos são importantes, cada um com seu nome e história de vida, mesmos que estes não o busquem.

2) Como foi que estas pessoas viveram tanto tempo?

Alguns acreditam que esta duração de tempo se refere aos períodos das dinastias. Todavia, existem aqueles que acredita realmente ser o tempo de vida dos homens naquela época. 

  1. Esta segunda linha pensamento que entende ser o tempo de vida, opinam de 3 maneiras diferentes:
     
    Não havia enfermidades que cortassem a vida, pois a raça humana era geneticamente pura nesses primeiros tempos da vida na terra.
  2. Alguns fatores ambientais que causavam a velhice, afetavam bem menos do que em nossos dias atuais.
  3. Deus deu às primeiras pessoas larga vida para que as tivessem tempo de se “multiplicar e encher a terra”.

Concluindo, independente de qual a visão esteja mais correta. O importante é entender que para Deus tudo é possível e, que seus planos não podem ser frustrados.

3) É possível que Enoque foi arrebatado?

Esta passagem de Gênesis 5.21-24 é muito importante para nós hoje, pois ela confirma aquilo que esta sendo falado desde o início das nossas aulas, que em Gênesis temos a semente para o restante de toda revelação bíblica.

A Bíblia diz que Enoque andou com Deus, ou seja, Enoque tinha um relacionamento especial com o criador, ao ponto de Deus o tomar (o levar) para si. Então, podemos verificar que Enoque foi transladado e não provou a morte, conforme o texto bíblico. (Hebreus 11.5, 2 Reis 2.11)

Embora, não seja usado o termo arrebatamento. Todavia, sabemos que este evento aponta para algo semelhante ao arrebatamento da igreja, que ocorrerá antes que venha juízo final. Pois, sabemos que isto não acontecerá todos, somente para àqueles que permaneceram fieis e andando com Deus por intermédio do seu filho amado Jesus Cristo.

4) Por que o texto menciona invocar o nome Senhor?

Obviamente, antes da queda, Adão não necessitava de invocar o nome do Senhor, pois o próprio Deus vinha visitá-lo no Jardim do Éden. Porém, após a queda, a descendência de Adão e Eva se corromperam ainda mais, devido ao pecado.

Foi a partir da Geração de Sete, na qual nasceu Enos, que o nome do Senhor passou a ser invocado, pois o homem estava cada vez mais distante do seu criador. Neste ponto, podemos ver através de outras passagens bíblicas, que todo homem nasceu com a capacidade de adorar a Deus, porém, é necessário que se volte para Deus e para prática da adoração, por intermédio do Pai, do Filho e do Espirito Santo de Deus.

Ainda hoje, todos nós somos convidados para estarmos na sua presença, através do culto e adoração. No livro de João 4.23 diz assim:

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (João 4:23)

Conclusão – Gênesis 5 Explicação

Aprendemos neste estudo sobre a importância da genealogia nas escrituras sagradas. Qual o seu papel na história da humanidade. Assim, podemos compreender o propósito de Deus ao usar este meio de registro, das primeiras descendências, povos e nações.

Vimos também, que o fato dos seres humanos viver tanto tempo. Ainda que, haja algumas dúvidas em relação aos períodos de tempos. Todavia, sabemos que para Deus não existem impossibilidades.

Falamos sobre a passagem de Enoque, que aponta para o arrebatamento da igreja. O Evento mais aguardado pelos cristãos em todo o mundo. Por último, falamos sobre quando o nome do Senhor passou a ser invocado, num momento em que o homem estava cada vez mais distante do seu criador.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *