Gênesis 3 Explicação – A tentação e a queda do homem (Parte1)

Gênesis 3 Explicação - A tentação e a queda do homem (Parte1)

Gênesis 3 Explicação – A tentação e a queda do homem (Parte1): Neste estudo bíblico, faremos uma breve explicação de Gênesis 3.

Introdução – Gênesis 3 Explicação – Leitura Gênesis Capítulo 3:1-7

Estudar a respeito da Queda do Homem e o processo pelo qual tudo aconteceu, é muito importante. Pois, ao conhecermos a maneira como satanás agiu, e ainda age. Pois, ajuda-nos a entender e a nos preparar para suas ciladas. (Mt 4:10, 2 Cor 11:14)

Ao lermos a primeira parte do texto em Gênesis 3, observamos que surge um personagem novo, conhecido como a “serpente”. Que ao lermos outras partes das escrituras sagradas, saberemos que se trata do diabo (sedutor), também conhecido como satanás (adversário ou acusador). (Ap 12:9, 20:2)

Através do relato da tentação e da queda, aprenderemos três aspectos importantes para o nosso conhecimento e entendimento espiritual. Pois, compreenderemos primeiro a Base da Tentação, o Processo de Tentação e as Consequências da Queda.

TÓPICOS IMPORTANTES 

A Base da Tentação 

1) Ao perguntar para Eva sobre de qual árvore Deus disse para não comer. O inimigo demonstra sua incapacidade e limitação sobre conhecimento da situação, ou seja, algo totalmente diferente do Criador, Deus é soberano sobre todas as coisas, sendo onisciente, onipresente e onipotente.

2) No seu primeiro discurso no Éden ao tentar Eva, a primeira coisa que satanás faz é distorcer a Palavra de Deus, algo que também acontece em nossos dias atuais. Pois, a serpente diz a mulher que eles não morreriam, ou seja, ele leva a mulher acreditar que Deus não cumpria a sua palavra.

3) Logo depois, ele diz que Deus não queria que eles (Adão e Eva) tivessem conhecimento do bem e do mal, passando uma visão de um Deus egoísta, que não quer dividir nada com ninguém. Algo totalmente desalinhado com o propósito de Deus para Adão e Eva, pois Deus os havia feitos a sua imagem e semelhança.

4) A mulher, Eva, ao comer do fruto e oferecê-lo ao seu marido, Adão. Ela cometeu o pecado da desobediência, pois além de não se atentar para a Palavra de Deus, ela usa da sua influência sobre o seu marido, que também agiu da mesma maneira, onde, não deu crédito para palavra de Deus, preferindo dar mais ouvidos a voz de sua mulher.

5) A ordem (Lei) de não comer do fruto foi dada por Deus a Adão, que poderia perfeitamente ter rejeitado o fruto, naquele momento. O que não aconteceu, gerando assim, primeiramente uma morte espiritual e consequentemente uma morte física.

6) Ao analisarmos o texto bíblico vemos Eva acrescentar as Palavras nas ordens de Deus, pois Deus não disse para “não tocar”, mas sim para “não comer” do fruto. Mostrando assim, que Eva não estava firmada na Palavra de Deus.

O Processo da Tentação

1) A forma de Deus trabalhar no homem é dentro para fora, ou seja, Deus começar agir em nosso espirito, onde Ele faz a sua morada trabalhando em restauração, conversão e transformação. 

2 ) O diabo por sua vez, trabalha de fora para dentro, pois o seu objetivo é atingir a vontade da alma e fazer o homem pecar contra Deus. Deixando o homem ficar perdido e afastado de Deus.

3 ) É importante entender que o processo da tentação envolve 4 estágios básicos, são eles:

1) Despertar a Atenção – Chamar atenção para algo, despertar a curiosidade.
2) Despertar o Instinto – Algo que é natural, involuntário.
3) Despertar o Desejo – Algo irresistível, ligado ao nosso desejo.
4) Acionar a intenção da Vontade – Ação mediante o desejo, relacionado a intenção do coração.

A Consequência da Queda 

Ao desobedecer a Deus a primeira consequência não foi a morte física, mas sim, a morte espiritual e posteriormente a morte física. O pecado que é o resultado da desobediência afetou o homem nas três esferas, pois o homem é corpo, alma e espírito.

Corpo – O corpo que era perfeito foi contaminado pelo pecado, por isso, na volta do Senhor receberemos um novo corpo.

Alma – Na alma é onde surge as vontades e sentimentos, ou seja, o homem é afetado no Ego. O homem tornou-se egocêntrico. (2 Tm 3:2-4, Ef 4:17-18)

Espírito – Morte espiritual, ou seja, o homem foi separado de Deus. Adão e Eva não morreram fisicamente imediatamente, mas perderam a comunhão com Deus. (Ef. 2:1)

Após a contaminação do pecado o homem tornou-se escravo do pecado, debaixo da acusação do diabo. (Jo 8:34)

Conclusão – Gênesis 3 Explicação

Antes da tentação e da queda do homem, Deus havia feito tudo perfeito. O homem que fora feito, a imagem e semelhança do Criador para viver bem e se relacionar diretamente com Ele no Éden. 

Após a queda, o homem foi separado de Deus e passou andar no seu próprio entendimento. O pecado afetou o homem no corpo, na alma e no espirito.  

Sobreveio-lhe primeiramente a morte espiritual e depois a morte física. O homem tornou-se escravo do pecado passando a viver debaixo da ira de Deus e da condenação do pecado.

Por Missionário Vagner

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *