Gênesis 3 Estudo – A consequência do pecado do homem (Parte 2): Neste estudo bíblico, abordaremos a parte 2 do estudo de Gênesis 3.

Introdução – Gênesis 3 Estudo

Leitura Gênesis 3:7-21

Uma situação ruim que pode acontecer na vida de qualquer pessoa é errar. Pois o problema não é somente errar, mas sim, o que fazer após erro? Qual a nossa reação em meio ao erro?

Adão, após errar, foi surpreendido com duas perguntas: “Onde estás?” e “Que fizeste?”. Sabemos, que Deus não precisaria fazer estas perguntas, pois Ele sabedor de todas as coisas.

Mas, este questionamento faz com que compreendamos, que o Senhor faz isso para dar a Adão uma nova oportunidade de confessar e se arrepender.

Deus é bom o tempo todo, Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Por isso, vamos dar continuidade neste estudo, para compreendermos a atitude após o pecado e a promessa de redenção dada por Deus.

ALGUMAS ATITUDES APÓS O PECADO

1) Fizeram aventais para si – Atitude para Esconder o Pecado (v.7) – Nesta parte, vemos o esforço humano para tentar disfarçar e esconder o pecado. Na tentativa de apresentar-se justificado diante de Deus, os aventais apontam para as obras humanas,.

2) Se esconder de Deus entre as Árvores no Jardim (v. 8-11) – Adão e Eva fugiram e se esconderam de Deus entre as árvores no jardim, pois temiam serem mortos pelo próprio Deus. O que não aconteceu, pois Deus lhes trouxe salvação.

3) Transferência de Culpa (v.12-13) – Adão, fez algo impensável, pois ao dizer: “A mulher que me deste por companheira”, ele estava culpando o próprio Deus, ou seja, não assumiu o seu próprio erro.

Adão tenta se isentar da culpa e acusa Eva, pois diz que a culpa era da mulher. Se Adão amasse Eva de verdade, ele assumiria a culpa e a sua responsabilidade diante de Deus. Ao contrário de Adão, Jesus Cristo recebeu um pecado que não era dele e amou incondicionalmente a sua noiva (A Igreja).

Eva, por sua vez, também tenta se isentar da sua culpa acusando a serpente. Pois, ambos sabiam o que aconteceria se não obedecessem a Deus.

4) A maldição da serpente (v. 14) – A primeira maldição foi lançado sobre diabo e não sobre o animal, pois Deus disse que ele rastejaria sobre a terra. Isto significa dizer que a atuação de satanás é limitada e terrena, ou seja, satanás foi limitado a agir na terra.

Deus disse que a serpente comeria do pó da terra. Pó aqui pode simbolizar, entre tantas coisas, as obras da carne. Em outras palavras ele se alimenta da lascívia, da luxúria e de todo desejo pecaminoso do homem.

A PROMESSA DE REDENÇÃO (V.3:15)

1) Deus lança uma profecia de vitória direcionada a mulher, após amaldiçoar a serpente. Trata-se aqui do estabelecimento sobre a história de redenção. Podemos dizer que a profecia aponta para Eva e depois para a Igreja. Eva seria um simbolo da Igreja.

A Igreja que simboliza a mulher (Eva) deve assumir seu papel diante de Deus, expressando sua dependência e submissão a Cristo, conforme mencionado na palavra de Deus.

2) Podemos ver na profecia, que a serpente teria filhos. Na Bíblia, temos diversos versículos bíblicos que trazem esta ideia. (Mt 3:7, Mt 13:38, Jo 8:44, 1 Jo 3:8,10)

Na mesma profecia vemos que a mulher teria um descendente. (Mt 1:23, Gl 4:4, Is 7:14)

3) A serpente seria ferida na cabeça pelo descendente da mulher – Assim, podemos dizer que a cruz de Cristo foi a ferida mortal na cabeça de satanás. (1 Jo 3:8b, Hb 2:14, 2 Co 5:21)

4) O descendente da mulher seria ferido no calcanhar – A morte tentou parar Jesus, porém não o pode fazê-lo, pois Jesus não pecou. Jesus ressuscitou ao terceiro dia para honra e glória de Deus.

5) Deus trata com o homem e mulher (v.16-19) – Vemos claramente que Deus não amaldiçoa o homem e a mulher, mas sim, restringe-os impondo-lhes limites a fim de protegê-los da maldade que agora permeia as suas vidas.

As Restrições Da Mulher

1 – O sofrimento do parto – (1 Tm 2:14-15)
2 – O governo do marido (1 Tm 2:11-13)

As Restrições Do Homem

1 – A terra tornou maldita por causa do homem, ou seja, houve um desequilíbrio ecológico e a terra passou a produzir cardos e abrolhos.

2 – O suor, a aflição e o cansaço passaram a acompanhar o homem. Uma coisa que precisa ficar claro é que o trabalho não foi uma maldição. Pois, ele já teria que lavrar a terra, antes da queda. E outra, o trabalho não pode ser considerado maldição, porque Deus trabalha. ( Jo 5:17)

3 – A morte física – Deus poupou o homem de uma vida eterna no pecado, caso eles comecem da árvore da vida.

O Primeiro Sacrifício (Gn 3:21)

Após a queda, o homem e a mulher necessitariam de redenção devido ao pecado. Podemos ver através do primeiro sacrifício e as roupas feitas pelo próprio Deus, algo que aponta para o Sacrifício de Cristo. Pois, eles foram cobertos por Deus com a pele do animal, sendo revestidos e justificados por Deus.

O Sacrifício Do Animal Simboliza A Ideia Da Substituição E Inclusão

A Substituição

O animal foi morto no lugar de Adão e Eva. Pois, Deus teve que matar o animal e retirar a pele para os aventais. Ao desobedecer a Deus, Adão e Eva deveriam morrer, o que não aconteceu.

Cremos que o animal tenha sido um cordeiro. Pois, em Apocalipse 13:8 está escrito que Jesus é o Cordeiro de Deus que foi morto desde a fundação do mundo.

Assim, como animal foi morto pelo próprio Deus. Jesus Cristo morreu e ressuscitou pela vontade do Pai, pois Ele era um símbolo que apontava para o sacrifício de Cristo, em nosso lugar.

Conclusão – Gênesis 3 Estudo

Todos os acontecimentos em Gênesis 3 Estudo, são uma semente para o entendimento do restante das Escrituras Sagradas.

As atitudes de Adão e Eva nos remetem para uma reflexão de nossas vidas, pois, após errarem, tentaram fugir da presença de Deus e não assumiram os seus erros.

Em Cristo, somos mais que vencedores. Pois, cremos que se morrermos com Cristo, em Cristo também viveremos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *