Gênesis 28 ao 35 Explicação – A transformação da vida de Jacó: Breve estudo dos capítulos 28 ao 35 de Gênesis.

 

Introdução – Gênesis 28 ao 35 Explicação

Dando continuidade aos nossos estudos, hoje, estudaremos os principais assuntos e acontecimentos contidos nos capítulos 28 a 35 de Gênesis.

 

A experiência de transformação de Jacó

Ao lermos dos capítulos 28 ao 35 veremos a transformação de vida e a experiência de Jacó na sua caminhada com Deus. Todavia, o fato de Deus gastar mais tempo falando da vida de Jacó nos mostra que nada consome mais tempo do que a transformação da alma.

Assim, Jacó tinha uma característica muito importante, naquele tempo. Pois, ele desejava de todas as maneiras participar das bênçãos de Deus, ao contrário do seu irmão Esaú que havia desprezado a promessa de Deus.

No estudo anterior, vimos que Jacó, influenciado pela mãe, usou de meios fraudulentos para conseguir a bênção, enganando seu pai e seu irmão.

Contudo, depois de ter enganado o seu pai, seu irmão, Esaú, ficou muito aborrecido ao ponto de querer matá-lo. Rebeca, sua mãe, ficou sabendo da crueldade do filho e avisou Jacó pedindo-lhe que fugi-se para longe de Esaú, para casa de seu irmão Labão.

Antes de despedir o filho, Isaque profere a bênção de Abraão sobre a vida de Jacó. Pedindo-lhe que não tomasse mulher das filhas de Canaã. Jacó obedece a seu pai e sua mãe e vai para Padã-Arã.

 

A escada que atingia o céu e a coluna de Betel

Após partir seguindo viagem, Jacó parou num lugar para descansar e teve uma experiência sobrenatural. Em Gênesis 28:12 diz que E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;

Após a visão Jacó recebeu uma revelação especial entendeu que Deus estava naquele lugar e que as promessas de Deus o seguia conforme as palavra de seu pai.

Jacó pegou a pedra em que havia posto por travesseiro e erigiu uma coluna e derramou o azeite, e o nome daquele que era outrora luz, deu o nome de Betel (Significa Casa de Deus). (Gênesis 28.18-19)

A pedra que Jacó deitou sua cabeça e erigiu uma coluna aponta para Jesus Cristo, o cabeça, o fundamento e a pedra angular da Igreja e nós as pedras unidas que fazem parte da Igreja de Cristo.

Logo após, Jacó fez um voto com Deus dizendo:

Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;
E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus;
E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

Gênesis 28:20-22

Embora Jacó tenha vivido antes da Lei Mosaica, assim como Abraão. O dizimo foi um ato de fé praticado pelos Patriarcas, antes da Lei.

No novo testamento vemos algo interessante, que a escada é Jesus. Veja o que o Senhor falou para Natanael:

E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

João 1:51

A experiência de Jacó em Peniel

E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.

Gênesis 32:30

Peniel significa “a face de Deus”, foi lá que Jacó viveu uma grande experiência de transformação em sua vida. Jacó lutou com o anjo do Senhor e prevaleceu, porque Deus permitiu que ele prevalecesse. Ali, ele recebeu um segundo nome “Israel” que veio ser usado mais tarde pela nação dos hebreus.

A verdadeira transformação é aquela que ocorre de dentro para fora. Assim, quando realmente temos este encontro com o Senhor Jesus, a nossa vida já não é mais a mesma, pois, um processo de mudança (transformação) ocorre dia após dia começa acontecer. (Romanos 12:2)

Assim, Peniel é o lugar onde Jacó teve um encontro face a face com Deus, e sua vida foi transformada. Ele recebeu um segundo nome “Israel”. Em Cristo Jesus, é o nosso Peniel, ou seja, onde temos um encontro com Deus e somos transformados por meio da Palavra de Deus e pelo mover e agir do Espírito Santo em nossas vidas.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *