Gênesis 26 ao 27 Explicação – A bênção patriarcal: Neste estudo abordaremos a aliança de Deus com Isaque e a bênção patriarcal.

 

Introdução – Gênesis 26 ao 27 Explicação

Dando continuidade aos nossos estudos, hoje, estudaremos os principais assuntos e acontecimentos contidos nos capítulos de Gênesis 26 ao 27 Explicação.

 

A aliança com Isaque

Ao lermos em Gênesis 26.1-5, veremos que o Senhor apareceu para Isaque e restabeleceu as promessas feitas a Abraão.

Todavia, Deus é foi quem estabeleceu o concerto abraâmico e as suas condições, coube a Isaque obedece-las para ser abençoado, assim, como seu Pai Abraão.

Pois, Deus fala para Isaque não descer para o Egito, porque o abençoaria nas terras que ele mostra-se.

Assim, Isaque teve que aprender a ser dependente de Deus e aceitar pela fé as promessas de Deus. Assim, Deus pode dizer:

E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo. Gênesis 26:24

 

O Altar, a Tenda e o Poço

O versículo chave do capítulo 27 é o 25 onde vemos um texto revelador:

Então edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço. (Gênesis 26:25)

Estas três palavras juntas no mesmo versículo nos trás revelações importante em conexão com outras partes das Escrituras sagradas.

 

Vejamos:

O Altar

O Altar fala de entrega e consagração de tudo diante de Deus. Deve fazer parte da vida do homem e da mulher de Deus. Também, aponta para a Cruz do Calvário, onde Jesus é o nosso sacrifício perfeito.

Aqui é importante explicar que consagração é diferente de santificação. Pois, consagrar-se é dedicar ou apresentar tudo na obra de Deus e santificar-se é separar-se das impurezas do mundo.

No novo testamento o nosso sacrifício é vivo na presença de Deus. Leia Romanos 12

 

A Tenda

A tenda fala de uma vida de comunhão com Deus, ou seja, um relacionamento de adoração e intimidade. Em Êxodo 33.7 vemos que Moisés levantava a sua tenda fora do arraial e Deus falava com o ele.

A tenda também fala de peregrinação. Pois, de acordo com a palavra de Deus somos peregrinos neste mundo. O apóstolo Paulo diz que somos embaixadores do céu e estamos aqui só de passagem. (2 Co 5:20, 1 Pe 2:11, Fl 3.20-21)

Enfim, tenda fala de mobilidade e flexibilidade para atuarmos na obra de Deus.

 

O Poço

O poço aponta para sobrevivência em meio uma terra árida e seca. Pois, sem água não haveria como sobreviverem naquelas terras.

Hoje, Jesus Cristo é a fonte de água viva. Através do agir do Espirito Santo em nossas vidas somos abençoados por Deus.

Assim, como nos dias de Isaque que foi próspero e abençoado, onde, seus inimigos tentarão entulhar o poço.

Também acontece em nossos dias, quando avançamos e somos abençoados por Deus. Pois, infelizmente, alguns agem por inveja e querem perseguir os filhos de Deus.

 

Isaque e os Invejosos

  1. Poço de Eseque (contenda) Gn 26.19-20, Poço de Sitna (inimizade) Gn. 26.21.
  2. Poço de Reobote (amplidão um grande espaço) ou seja, não houve contenda, porque viram que a bênção de Deus era na vida de Isaque.
  3. Poço de Berseba (poço das sete ovelhas ou poço do juramento), chamado de seba, onde, deu origem ao pacto entre Isaque e Abimeleque, rei de Gerar. Gn 26.23-33) . Pois, reconheceram a bênção de Deus na vida de Isaque.

 

A Bênção Patriarcal

Antes de falar sobre este tema, gostaria de te perguntar algo. Você já ouviu alguma vez que Jacó enganou Esaú, que Jacó roubou a bênção de Esaú, que o nome Jacó significa enganador? Porque já ouvi e muito! Sem querer menosprezar ninguém vamos ao estudo bíblico!

Primeiro – O nome Jacó em Hebraico significa: “Aquele que agarra o calcanhar”.

Segundo – Esaú, irmão gêmeo de Jacó, vendeu para Jacó sua primogenitura, por um prato de guisado vermelho. (Gênesis 25.29-34)

Terceiro – Jacó, antes do seu nascimento, Deus já havia determinado que ele herdaria a bênção. (Gênesis 25.22-23)

 

Analisando o Capítulo 27 de Gênesis, veremos algo interessante:

A mãe de Jacó induziu Jacó ao erro ao tentar enganar Isaque. Vemos também, que Jacó foi conivente com a situação.

Por causa disso, ambos, pagaram um grande preço devido este ato combinado.

Pois, após Isaque abençoar Jacó com as Bênçãos de Deus, Esaú se enfureceu ao ponto de querer matar seu irmão. Devido a isso, Jacó teve que fugir para longe e sua mãe nunca mais o viu novamente.

Portanto, Jacó, pagou um alto preço para formar sua família. Para depois retornar muitos anos depois para as terras de seus pais.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *