Gênesis 22 Explicação – Deus pôs Abraão à prova: Neste estudo abordaremos a maior prova da fé de Abraão na Bíblia.

 

Introdução – Gênesis 22 Explicação

Dando continuidade em nossos estudos. Na aula de hoje, falaremos sobre o maior teste e provação, que Abraão veio a passar em sua vida e ministério. Também, falaremos um pouco à respeito desses acontecimentos, seus impactos e ensinos a luz das Escrituras Sagradas.

A prova mais difícil Em Gn 22.1-6, observamos que após Abraão receber a mais difícil prova de fé da sua vida, vemos Abraão ouvir e obedecer de forma extraordinária a voz de Deus. Embora, tudo parecesse estar cumprido com o nascimento de Isaque, ainda, restava algo.

Ao se dispor obedecer a voz de Deus, Abraão se torna o maior modelo de fé e obediência na Palavra do Senhor, ou seja, ele demonstra uma fé com atitude. (Tiago 2.21)

Vemos no versículo 5, o tamanho da fé de Abraão, pois ele disse: “havendo adorado, voltaremos para junto de vós”.

Embora, soubesse o que haveria de acontecer com Isaque, o filho da promessa. Por meio das Escrituras Sagradas, deduzimos que Abraão imagina-se, que Deus o ressuscita-se dos mortos. (Hb 11.17-19)

 

O sacrifício aponta para Cristo

Em Gn 22.6-11, a viagem de Berseba até ao Monte Moriá a pé, de acordo com alguns estudos é aproximante 3 dias. Abraão, leva o jovem calmamente até o local designado por Deus. Pois, ele sabia em seu coração que Deus entraria com alguma providência.

No texto, vemos que a lenha para o holocausto é colocada sobre Isaque, para ser levado até o local do seu sacrifício. Algo muito semelhante ao Sacrifício de Cristo, onde, ele carregou a cruz da sua crucificação, para salvação dos que creem em seu nome.

É importante compreender que o Messias deveria ser descendente de Abraão e de Davi. Neste sentido, sabemos pelas Escrituras Sagradas, que o descendente por meio Abraão está ligado as promessas de bênçãos para o mundo inteiro e, a bênção de Davi a promessa do governo eterno. (Gn 22.18, Salmo 89.3-4, Sl 132.11, João 4.22, Rm 4.16)

Em Gn 7 e 8, o jovem perguntou: Onde está o cordeiro para o holocausto? E Abraão Responde: Deus proverá para si. . . o cordeiro para o holocausto. Naquele momento, Abraão não sabia como seria a providencia de Deus. Mas em seu coração tinha a confiança de que Deus entraria com alguma providencia.

 

Abraão recebeu as bênçãos

Em Gn 22.15-18, ao obedecer Deus acrescentou ao pacto seu juramento. Confirmando grandes bênçãos aos seus descendentes, filhos, servos e netos. A fé de Abraão é uma referência para todos nós que cremos em Cristo, pela fé, na sua morte e ressurreição.

Muitas vidas foram e são transformadas em Cristo, uma vez que é recebido pela fé. Hoje o Senhor nos abençoa para sermos canal de bênçãos na vida de outras pessoas.

 

Conclusão – Gênesis 22 Explicação

Aprendemos alguns temas centrais neste capítulo como a fé, a obediência, e a provisão divina. Pois, ao obedecer ao pedido de Deus para sacrificar seu único filho. Isto prefigura o sacrifício de Jesus Cristo, o filho de Deus, para salvação da humanidade.

A narrativa conclui com a reafirmação da aliança de Deus com Abraão. Deus promete abençoá-lo com uma descendência numerosa, estabelecendo um marco fundamental na história da fé bíblica.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *