Gênesis 21 Explicação – O nascimento de Isaque estudo

Gênesis 21 Explicação - O nascimento de Isaque estudo

Gênesis 21 Explicação – O nascimento de Isaque estudo: O nascimento de Isaque e o afastamento de Agar e Ismael na Bíblia.

 

Introdução – Gênesis 21 Explicação

Meditação de Abertura: Gênesis 21 Explicação

Hoje daremos continuidade em nossos estudos de Gênesis Capítulo 21 Explicação. Nesta aula, abordaremos 3 assuntos:

O nascimento de Isaque; O Afastamento de Agar e Ismael e O Pacto de Abraão com Abimeleque.

 

O nascimento de Isaque

Em Gênesis 18:10, Abraão e Sara já estavam avançados em idade e receberam essa palavra, que Deus visitaria a Sara daqui um ano e, ela daria luz a um filho.

No ano seguinte, Deus cumpriu a sua promessa, pois Abraão foi pai com a idade 100 anos e Sara mãe 90 anos.

O filho que lhe nascera foi dado o nome de Isaque, que significa “ele sorri” ou “ele ri”. Vemos Deus agir no impossível, pois quem diria que nesta idade eles pudessem ser Pais.

Após o nascimento de Isaque, após 8 dias de nascido foi circuncidado, porque este era sinal requisitado por Deus como parte da aliança entre Deus e Abraão.

Vemos Deus cumprir a sua Promessa, por isso, Sara exultou de Alegria, pois num primeiro momento ela duvidou e até negou, que sorriu ao ouvir a promessa de Deus.

 

O Afastamento de Agar e Ismael

Antes de falarmos sobre este afastamento no cap 21, vamos relembrar um acontecimento em Gênesis 16.4. Logo, após Sara dar a sua serva Agar, a egípcia, por mulher a Abraão, está concebeu e engravidou de Ismael. A Bíblia diz que após isso, Agar começou a desprezar Sara.

Devido esta afronta, Sara reclama com Abraão ao ponto que ele fala pra proceder como achasse melhor. Então, Sara despede Agar para o deserto, porém, o próprio Anjo do Senhor aparece para Agar fala pra ela retornar e se humilhar para sua Senhora Sara e lhe faz promessas.

Neste capítulo, vemos se repetir uma cena muito parecida com o acontecimento em Gn 16. Vemos, agora, Ismael zombar do filho de Sara, Isaque.

Esta, por sua vez, se reporta para Abraão lançar fora Agar e Menino, porque o filho desta não teria parte na herança junto com Isaque. Isto não agradou a Abraão, porém, o próprio Deus diz para ele ouvir e proceder conforme havia lhe dito a sua mulher Sara.

E porque esta história ficou registrado na Bíblia dessa maneira. Para entendermos melhor vamos meditar em Gl 4.22-31, onde, o Apóstolo Paulo usa de alegoria (figuras) para ensinar sobre este acontecimento. Tal ensino, vai falar sobre as 2 alianças, para ensinar os Gálatas.

 

O Pacto de Abraão com Abimeleque

Em Gn 20.15, vemos que Abraão e Sara ficaram ficaram morando na região de Gerar. A Bíblia diz que por esse tempo, Ficol e Abimeleque queriam estabelecer um pacto com Abraão, que morava em suas terras. Pois, eles sabiam que Deus era com Abraão, por isso, temeram por causa dos seus povos e descendentes.

Eles propuseram fazer uma aliança, porém, Abraão faz o juramento. Porém, repreendeu Abimeleque, Rei de Gerar, por causa dos seus servos, que haviam tomado um dos seus poços a força. Ambos, sabiam que, por causa do poço, poderia haver uma competição para aqueles que criavam ovelhas e cabras.

Todavia, Abimeleque diz não saber quem e porque cometeram tal ato. Abraão, por sua vez, oferece ovelhas e bois ao fazerem a aliança. Também, coloca à parte 7 cordeiras do rebanho, para servirem de testemunho que Abraão havia cavado aquele poço, algo memorial, para futuras gerações.

Por isso, chamou aquele lugar de Berseba que significa “Poço dos sete juramentos”. Esta era uma cidade ao extremo sul de israel. A bíblia diz no versículo 33, que Abraão plantou Tamargueiras em Berseba e invocou o nome do Senhor e, ficou morando lá por muito tempo.

 

Coclusão – Gênesis 21 Explicação

No capítulo 21 vemos que Deus cumpre sua promessa a Abraão e Sara com o nascimento de Isaque. No oitavo dia Abraão circunda Isaque conforme a aliança com Deus.

Mais tarde, Sara pede a Abraão para expulsar Agar e seu filho Ismael, temendo a herança de Isaque. Relutante, Abraão segue a orientação de Deus e mando-os embora.

Todavia, no deserto, Agar desespera-se, mas Deus intervém prometendo fazer de Ismael uma grande nação, pois este também ela filho de Abraão.

O capítulo 21 termina com Abraão fazendo um pacto de paz com Abimeleque, rei de Gerar, garantindo a posse de um poço estabelecendo sua morada em Berseba, onde invoca o nome do Senhor.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *