Gênesis 20 Explicação – A Peregrinação de Abraão na Bíblia

A peregrinação de Abraão e Sara na Bíblia

Gênesis 20 Explicação – A Peregrinação de Abraão na Bíblia: Hoje, abordaremos um breve estudo sobre a peregrinação de Abraão em Gerar.

 

Introdução – Gênesis 20 Explicação

Meditação de Abertura – Gênesis 20

Hoje, daremos continuidade aos nossos estudos no livro de Gênesis Capítulo 20. Nesta aula, abordaremos mais um teste de fé na vida e ministério de Abraão.

Após o evento da destruição de Sodoma e Gomorra, vemos Abraão e toda sua casa indo peregrinar nas terras em Gerar, terra onde habitava os filisteus. Este lugar ficava entre o deserto de Cade e Sur.

Veremos neste capítulo 20 de Gênesis, um incidente parecido ao do capítulo 12, quando Abraão desce ao Egito, por causa da fome que havia em Canaã.

Com base na leitura do capítulo 20, separamos 3 pontos que julgamos ser importantes para o nosso aprendizado:

 

1) Havia um acordo entre Abraão e Sara para suas peregrinações

Em Gênesis 20.12 e 13, vemos que Abraão e Sara haviam combinados a respeito de serem irmãos. Porém, observa-se no texto que isto era uma meia-verdade, pois, Abraão e Sara eram irmãos de verdade, mas por parte de Pai e não de Mãe.

Do mesmo modo, como vimos em estudos anteriores, este era o meio estratégico proposto por Abraão para se livrar da morte. Caso alguém se interessasse por sua mulher.

Assim, viveriam ambos na terra. Se Abraão morresse, como a promessa de Deus poderia se cumprir se apenas Sara estivesse viva?

Todavia, sabemos que, este era um pensamento de Abraão e não do SENHOR. Porque ao agir assim, Abraão não estava agindo pela fé ou por confiança em Deus, mas por medo de ser morto. (Gênesis 12.11-13)

 

2) A consequência da Atitude de Abraão e Sara

Este acordo entre Abraão e Sara não agradava a Deus, porque em Gênesis capítulo 12 e agora no capítulo 20, o próprio Deus precisou intervir.

Neste capítulo, menciona que Abimeleque, Rei de Gerar, mandou trazer Sara para ser sua mulher. Logo, em sonho, Deus imediatamente interviu dizendo para Abimeleque, que Sara era mulher casada, e que morreria caso não a restituísse ao seu legitimo marido, Abraão.

Neste sonho, Deus chama Abraão de Profeta, está é a primeira vez que a palavra profeta é mencionada nas Escrituras Sagradas. Esta palavra no Hebraico é Naby, que significa Porta-voz ou Orador. Na Bíblia, o profeta é aquele que transmite uma mensagem recebida da parte de Deus.

Assim, rapidamente, o Rei Abimeleque se prostrou diante de Deus, comunicando sua inocência. Obviamente, Deus sabendo de todo acontecimento, apenas alerta o Rei Abimeleque dizendo que ele deveria restituir Sara e, também, para que Abraão orasse por Ele.

 

3) A restituição e a compensação pelo dano

O Rei Abimeleque imediatamente mandou restituir Sara a Abraão. Além disso, acrescentou-lhes animais e servos, dando lhe permissão para habitar em suas terras em gerar. E para finalizar deu-lhe 1000 ciclos de prata como uma forma de compensação pelo dano.

Posteriormente, vemos este mesmo princípio, que parecia ser um costume da época, ser inserido na Lei Mosaica em Levítico 6.5.

Em seguida, conforme o SENHOR havia predito, Abraão orou pela vida do Rei Abimeleque, sua esposa e suas servas. Pois, era necessário que Abraão intercedesse para todos eles, antes que Deus removesse o castigo. Após este acontecimento, eles se sararam e puderam gerar filhos e filhas.

 

Conclusão – Gênesis 20 Explicação

Embora, Abraão seja reconhecido como o Pai da Fé, simplesmente, ele cometia erros e falhas como qualquer um outro. Todavia, Deus jamais o abandonou ao cumprir seus propósitos na vida e ministério de Abraão.

 

 

2 thoughts on “Gênesis 20 Explicação – A Peregrinação de Abraão na Bíblia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *