Gênesis 2 Explicação – A criação de Adão e Eva: Neste artigo, abordaremos a formação do homem (Adão) e da mulher (Eva).

Introdução – Gênesis 2 Explicação

No primeiro capítulo de Gênesis temos uma descrição do início e da ordem da criação feita pelo Criador. Porém, no segundo capítulo, veremos uma informação mais detalhada da criação, na formação do homem e da mulher e na criação do Jardim do Éden.

No livro de Gênesis, conforme mencionado no primeiro capítulo, temos subsídio para outras passagens da bíblia, ou seja, temos diversas passagens que nos remetem para outras revelações bíblicas no velho e novo testamento.

Podemos observar isto nos versículos 1-3, pois o fato de Deus ter abençoado o sétimo dia significa que Ele o separou para seu uso santo. Também, encontramos este ato nos Dez Mandamentos (Ex 20.1-17), no qual Deus ordenou a observância do sábado. Já no novo testamento aprendemos que Jesus é o nosso sábado, ou seja, ele é o nosso descanso. Mas isto é um assunto para outra aula. Amém!

O descanso, conforme mencionado na Lição da Bíblia Gênesis Cap.01, não significa que Deus se cansou ou algo parecido, porque Deus não se cansa. Podemos ver isto, ao ler em Isaías 40:28. Embora, isto seja uma verdade para o ser o humano, que é limitado, ou seja, se cansa e fadiga facilmente.

Para Deus, isto não se aplica, pois Ele é divino e soberano sobre todas as coisas. Então, o que significa este descanso?

Significa que Deus finalizou a obra da criação e descansou. Descansou naquilo que tinha feito, porque era bom.

Tópicos Importantes – Gênesis 2 Explicação

A criação do homem do pó da terra

O homem fora criado do pó da terra, Deus formou o homem que é frágil, para ser usado como um vaso nas mãos dele. Pois, Deus deseja mostrar a sua glória aos principados e potestades. Neste cenário, Deus revela sua glória através da Igreja, usando homens e mulheres como instrumentos nas suas mãos, para defazer as obras de satanás. (Efésios 3:10, 1 Co 1:28)

Em relação ao versículo em Gênesis 2:7, existem 2 linhas de pensamentos (dicotomistas e tricotomistas). Os dicotomistas entendem que o homem possui apenas 2 partes: corpo e alma (material e imaterial). Os tricotomistas, por sua vez, entendem que o homem é constituído em 3 partes: corpo, alma e espírito.

A palavra fôlego “neshamah”, traduzida por “espírito”. Em João 3:5-8, a palavra usada por Jesus sobre “espírito e vento” a palavra grega “pneuma” é traduzida por “vento” e também significa “espírito”. Logo, entendemos que fôlego mencionado em Gênesis se refere ao espírito humano. (Zc 12:1; Jó 32:8)

O homem é um ser trino?

Fica evidente que o ser humano é trino, pois após Deus soprar nas suas narinas o fôlego de vida (espírito) o homem foi feito alma vivente, ou seja, o homem possui: espírito, corpo e alma. Paulo diz que o Espirito testifica com o nosso espírito. (Romanos 8:16, 2 Timóteo 4:22)

É no espírito do homem que Deus veio fazer morada e revelar a sua glória. A alma é o lugar no homem onde ocorre as mudanças e transformações. Pois, é na alma que os pesamentos, emoções e vontades são manifestados. (1 Ts. 5:23)

Éden significa lugar de prazer ou delícias – Foi criado para que homem pudesse cultivá-lo e viver em íntima comunhão com Deus, de maneira agradável.

As árvores eram agradáveis à vista, ou seja, Deus queria que homem estivesse alegre e, também que as árvores eram boas para o alimento. (Gênesis 2:9)

Qual o significado da árvore do conhecimento do bem e do mal?

a) Simboliza morte e afastamento de Deus (Gen 2:17)

b) Representa independência de Deus, nosso próprio entendimento. (Jo 4:21-24, Jo 9:3, Jo 3:3, 2 Co 3:4-6)

A formação da mulher

O Apostolo Paulo diz que Adão e Eva, simboliza a união entre Cristo e a sua Igreja.

Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Efésios 5:29-32

Algumas Considerações:

Para que a mulher fosse criada, era necessário Deus criar Adão. Assim, da mesma maneira, para que a igreja viesse a existir. Deus tornou-se homem através de Jesus. (Jo 1:14)

Para trazer Eva a existência, Deus pôs um sono em Adão, para que pudesse tirar uma de suas costelas e formar a mulher. Sono simboliza morte, logo, entendemos que Jesus teve que morrer para trazer sua noiva a existência. (Jo 12:24, 1 Co 10:17, Jo 19:34, Hb 9:22, 1 Pe 1:18-19, Nm 20:11, 1 Co 10:4)

A matéria-prima para criar Eva foi Adão, assim, da mesma maneira, a matéria-prima usada para edificação da igreja é Cristo. (1 Co 3:11-13)

Da mesma maneira, Adão e Eva se tornaram uma só carne. Assim, Cristo é um só espírito com a igreja. (1 Cor 6:!7)

Conclusão – Gênesis 2 Explicação

Em Gênesis 2, aprendemos que o homem e a mulher foram feitos de maneira especial pelo criador. O propósito de Deus era revelar a sua glória por meio do homem.

O homem e a mulher foram feitos a imagem e semelhança de Deus, diferenciados de toda criação, para exercerem domínio e autoridade.

Por Missionário Vagner

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *