Gênesis 19 Explicação – A destruição de Sodoma e Gomorra: Neste estudo abordaremos sobre a destruição de Sodoma e Gomorra na Bíblia.

 

Introdução – Gênesis 19 Explicação

Meditação de Abertura: Gênesis 19

No estudo de hoje, Gênesis Capítulo 19, falaremos sobre a Destruição de Sodoma e Gomorra. No último estudo, aplicamos uma introdução ao tema e, hoje daremos continuidade.

Vimos no estudo anterior, que 3 homens se apresentaram a Abraão, 1 deles fica com Abraão e Sara, sendo que os outros 2 vão em direção as cidades de Sodoma e Gomorra.

Descobrimos que estes 3 homens eram anjos em forma humana. O que ficou conversando com Abraão era o próprio Anjo do Senhor, ou seja, o próprio Deus em forma angelical.

Na primeira narrativa tratamos da conversa entre o Anjo do Senhor e Abraão, hoje, discorreremos sobre os 2 anjos em Sodoma e Gomorra.

 

A chegada 2 Anjos em Sodoma

A bíblia diz que quando os anjos chegaram em Sodoma, Ló estava à porta da cidade. Este local “a porta cidade” era um lugar público, onde pessoas importantes eram vistas e os negócios da comunidade eram realizados.

A bíblia não diz, mas provavelmente Ló fazia parte desse grupo de negociantes ou possuía algum cargo de importância no governo, algo que poderia fazê-lo ficar preso naquele lugar. Todavia, não podemos afirmar o que ou qual era esta posição.

Se por acaso um viajante não encontra-se hospitalidade na cidade, eles poderiam ser abrigar ao ar livre nas ruas e praças dentro da proteção dos muros da cidade. Ló sabendo da conduta imoral daquele povo, obviamente, os convidou para estarem em sua casa e, eles aceitaram.

A Bíblia diz que mais a noite, todo o povo do mais velho ao mais moço vieram até Ló, cercaram a sua casa. Pois, queriam ter relações com os anjos, porque a palavra “conhecer” significa ter relações sexuais.

Ló, numa atitude de desespero, ao tentar proteger seus hospede a todo custo, ofereceu suas 2 filhas virgens para tentar dispersar a multidão, o que não foi necessário. Pois, os anjos com ato miraculoso os feriram de cegueira.

 

A Saída e a Destruição de Sodoma e Gomorra

Estava claro e evidente qual era o padrão imoral daquelas cidades condenadas a destruição. Os anjos avisaram que iriam destruir todo aquele lugar e, perguntaram se havia mais alguém na casa.

Logo, lhe foi avisado para tirar os seus genros, filhos e filhas para fora da cidade os mais rápido possível. Porém, Ló ao falar com os seus genros para saírem, estes por sua vez zombaram de Ló.

Ao amanhecer os anjos pediram para se apressar para sair daquele lugar. Todavia, Ló por alguma razão, ainda relutava em permanecer no lugar. Chegou ao ponto dos anjos pegarem em sua mão para levar ao um lugar seguro daquela destruição.

Todavia, Deus abominava aquelas cidades e agora requeria que eles saíssem e esquecessem da cidade no coração, ou seja, era tanto uma exigência física como moral. Deveriam sair imediatamente e não olhar para trás, porém, a esposa de Ló não obedeceu e foi punida severamente, se transformando numa estátua de sal ao olhar para trás.

Ela representa aqueles que hoje olham para trás e não permanecem em Cristo. Por acharem algumas coisas incoerentes pertinentes a sua salvação. Se afastando da luta contra o pecado ao não viverem mais pela conduta na palavra de Deus. Jesus, também, no alertou em Lucas 17.28-32.

Por fim, após terem saído da cidade, o Senhor fez chover fogo e enxofre. Embora, muitos acreditam que tenham sido por meios naturais como um terremoto e um vulcão, isto não significa dizer que não foi a mão de Deus agindo naquele lugar.

 

Ló e o Incesto com 2 filhas

Após saírem de Sodoma e Gomorra, Ló e suas filhas vão para uma região chamada Zoar. Mas, temendo ficar naquele lugar, decidem ir para a montanha que Deus havia designado e, passam habitar em cavernas.

Contudo, suas 2 filhas queriam ter filhos e, por não haver outros homens naquelas regiões, decidiram embriagar seu pai com vinho e ter relações com ele. Ambas, cometeram o incesto e conceberam.

Cada uma gerou um filho, que veio a nascer o pai de 2 povos; os Moabitas e os Amonitas. Posteriormente, veremos que estes povos se tornaram inimigos de israel.

Aqui, vale a pena salientar que, o incesto é claramente condenado em várias passagens das Escrituras Sagradas, tais como: Lv 18.6-18; 20.11-12,17,19-21; Dt 22.30; 27.20-23; Ez 22.11; 1 Co 5.1.

 

Conclusão – Gênesis 19 Explicação

A gravidade do pecado das cidades de Sodoma e Gomorra levaram a sua destruição. Pois isso mostra como o pecado pode corromper uma sociedade inteira aos olhos de Deus.

Todavia, Deus é misericordioso em seus atos de justiça. Porque ele por amor a Abraão, livrou seu sobrinho Ló e a sua família, permitindo que eles fossem salvos da iminente destruição.

Infelizmente, a esposa de Ló abriu mão da sua oportunidade de salvação ao olhar para trás. Pois, ela desobedeceu à palavra de evacuação dada pelos Anjos do Senhor.

Concluindo, Gênesis 19 é um lembrete poderoso sobre justiça divina, misericórdia e as consequências das escolhas humanas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *