Gênesis 18 Explicação – O filho da promessa de Abraão: A promessa do filho e a intercessão de Abraão por Sodoma.

 

Introdução – Gênesis 18 Explicação

A princípio o capítulo 18 de Gênesis aborda 3 assuntos principais sendo eles:

 

No estudo de hoje, falaremos sobre cada um desses assuntos, para darmos continuidade em nossos estudos.

 

1° A visita dos 3 anjos a Abraão

Primeiramente, quando lemos em Gênesis 18.1-9 vemos que 3 anjos se apresentam em forma humana perante Abraão.

Dessa maneira, podemos ver que eles eram anjos Gênesis 19.1, também, que um deles era o Anjo do Senhor, ou seja, o próprio Deus em forma humana.

Na Bíblia, vemos que o Anjo do Senhor se apresenta outras vezes em forma angelical.

 

No livro de Hebreus 1.14 e 13.2, veremos 2 situações:

Em Hb 1.14, os anjos são apresentados como espíritos ministradores enviados por Deus para servir os salvos em Cristo. No livro de Salmos 34.7, diz que os anjos nos guardam e protegem.

Também, em Hb 13.2, o autor ao ensinar sobre a hospitalidade menciona que, alguns hospedaram anjos, ao realizarem este ato.

Logo, podemos dizer que os anjos de Deus podem assumir uma forma humana se assim lhes forem necessários.

Assim, vemos Abraão agir com muita hospitalidade ao receber os três visitantes. Pois, ele pede a Sara e ao seu servo para fazerem os preparativos, conforme as suas ordens.

 

2° A promessa do filho Isaque

Em Gn 18.10-15, vemos que Sara tinha 89 anos e Abraão noventa e nove anos, quando Deus os lembrou do filho da promessa. Embora, ambos fossem avançados em idade, porém, a palavra de Deus se cumpriria independente da situação.

A bíblia diz que Sara escutou a conversa e riu-se. Pois, ela demonstrou duvidar da promessa, uma vez que, ela e seu esposo já eram avançados em idade. No momento em que foi questionada pelo Senhor, por medo, ela mentiu. Logo em seguida, Deus à adverte.

Anos mais tarde esta aliança também se cumpriria no seu verdadeiro propósito. Quando uma virgem chamada Maria, filha de Abraão, recebeu a mensagem do Anjo dizendo que ela daria a luz ao filho de Deus, Jesus Cristo. (Is 7:14, Mt 1.23)

 

3° A intercessão de Abraão por Sodoma

Em Gn 18.16-33, Deus resolve destruir Sodoma e Gomorra, cidades imorais e pervertidas da época. Porém, Ele decide compartilhar os seus planos com seu servo, Abraão. Sabemos que antes de agir, Deus sempre alerta os seus filhos, em Cristo Jesus. (Gn 18.17, Am 3.7)

Nos últimos estudos, vimos que, Abraão volta para peregrinar em Canaã e seu sobrinho Ló volta morar em Sodoma. Logo após, a vitória de Abraão contra os reis inimigos de Sodoma e Gomorra, que haviam levado Ló e seus bens cativos.

Abraão intercede por uma cidade ímpia, porque sabia que seu sobrinho Ló habitava nesta cidade. Vemos Deus permitindo a Abraão, seu amigo, questionar a sua Justiça, pois Abraão sabia que Deus era justo e misericordioso.

Todavia, Ló foi livrado desta destruição pela misericórdia e porque Deus se lembrou do seu amigo Abraão (Gn 19.29). Também, foi justificado porque creu no Senhor. Pois, o mesmo sofria com a impiedade daquela cidade. (2 Pe 2.7-8)

 

Conclusão – Gênesis 18 Explicação

O capítulo 18 de Gênesis enfatiza a fidelidade de Deus às suas promessas. Também, aborda a importância da intercessão e a justiça divina, em meio maldade humana.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *