Gênesis 15 Explicação – Aliança de Deus com Abraão na Bíblia: Estudo Bíblico sobre a Aliança de Deus feita com seu servo Abraão na Bíblia.

Introdução – Gênesis 15 Explicação

Meditação de Abertura – Gênesis 15:1-6

No capítulo 15 de Gênesis trataremos de dois assuntos extremamente importantes mensurados na Escrituras Sagradas.

O primeiro diz respeito a Justificação pela fé, pois vemos este ensino mencionado em algumas cartas do Novo Testamento.

O segundo diz respeito a Aliança de Deus com Abraão, que também conhecemos por Aliança Abraâmica, que Abrange não só o capítulo 15, mas em outros capítulos e versículos relacionados.

Na Bíblia, temos diversas Alianças estabelecidas e firmadas por Deus para com a humanidade, que abrangiam suas condições e termos entre as partes.

Neste estudo, falaremos da Aliança estabelecida com Abraão a chamada Aliança Abraâmica. Contudo, a nível de estudo, recomendo uma pesquisa para entender cada uma das Alianças estabelecidas na palavra de Deus, para melhorar a sua compreensão dos textos bíblicos.

A Justificação pela Fé

Para entendermos o que é justificação, primeiro precisamos entender o que significa ser justificado. Ser justificado significa que alguém declara a outra pessoa justa mediante uma condenação, ou seja, o Juiz declara essa pessoa justa, onde se prova e se reconhece a sua inocência para reabilitação.

Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo. Gálatas 3:16

Logo, vimos que a fé nas promessas de Deus, por meio de um descendente que é Cristo, conforme vimos no versículo bíblico acima. Alcança e faz parte de outra aliança que envolve o plano de redenção para humanidade, que recebemos por meio da fé, segundo a graça que veio por meio de Cristo. (Rm 4.16-25, Rm 5.1)

Em outras palavras, poderíamos dizer que não só Abraão, mas todos os justos do antigo testamento e do novo testamento, por meio da fé nas promessas e misericórdias de Deus em Cristo.

 

O Mediador da Nova Aliança

Estes foram alcançados pela poder que provém da Cruz do Calvário, onde, Cristo é o cordeiro e sacrifício perfeito, mediador de uma nova e superior aliança para salvação dos que creem. (Isaías 42.6, Gálatas 3.19-20, 1 Timóteo 2.5, Hebreus 8.6, Hebreus 9.15, Hebreus 12.24)

esumindo, Abraão não precisou ver a Cristo para ser justificado; ele recebeu a sua justificação porque creu na promessa por meio da fé, e Deus lhe imputou isso como justiça. Outro ponto de vista é que a lei não podia salvar e nem e os sacrifícios que ela ordenava, seriam capazes de aperfeiçoar o pecador ou livrá-los permanentemente. (Hebreus 10.1-4)

Assim, também, quando cremos verdadeiramente no sacrifício de Cristo e nos resultados que foram alcançados, obtemos a nossa salvação por meio da graça e não por mérito. Quando em arrependimento genuíno o confessamos e, passamos a ter uma nova vida em Cristo Jesus. (Efésios 2.8-10, Efésios 4:22-24, Gálatas 6:15, Gálatas 2.20, 2 Coríntios 5:17)

Não é assunto para agora, mas é possível compreender que a fé sem as obras é morta em si mesma. Isto significa dizer que, a fé e as obras andam juntas, ou seja, são inseparáveis. (Tiago 2.26)

Dica de Estudo – Sugiro as seguintes pesquisas dos temas abaixo:

Doutrinas:

A Aliança de Deus com Abraão

Ao estudarmos este tema, temos que ter em mente os acontecimentos desde o início da criação, onde, poderemos ver e acompanhar o plano e projeto de Deus, estabelecidos desde a eternidade, para salvação e redenção do homem caído, por meio da vinda Cristo.

Ao analisarmos a Aliança de Deus com Abraão, podemos ver que Deus fez uma aliança de sangue, pois cortou animais e os colocou de frente um para o outro.

Abraão pede um sinal de confirmação dessa aliança, posteriormente, vemos o próprio Deus validando e confirmando a aliança ao passar no meio dos animais cortados, por meio de uma tocha de fogo fumegante.

Uma Aliança de Sangue é o contrato sagrado que ambas as partes fazem, onde nenhuma delas pode quebrá-lo, sob pena de morte. Obviamente, sabemos que Deus sempre manteve sua parte na Aliança, ou seja, uma vez estabelecida, ele não a quebraria. Pois, a Bíblia diz que quando somos infiéis, ele permanece fiel.

Por meio desse contrato (Aliança de Sangue) todos os bens e dívidas que eram de um passavam a ser do outro e vice e versa. A nova aliança feita por Jesus foi este tipo de aliança. Porque na cruz do calvário o que era nosso passou a ser dele e, o que era dele passou a ser nosso, ou seja, somos justificados por meio da sua justiça. (Isaías 53)

A Aliança de Sangue foi uma prática estabelecida por Deus. Embora, muitas seitas malignas, ainda, a adotam como prática em seus ideias. Todavia, a sua origem proveio de Deus expressando os seus propósitos e promessas feito aos homens.

A Intenção da Aliança Abraâmica

O nosso Deus e Pai se revela por meio de Alianças, desde o Éden podemos ver as Alianças estabelecidas. Um detalhe muito importante no Éden é que Deus deu a terra aos filhos dos homens, e após a queda, os filhos precisariam de redenção.

Mediante seu plano de redenção, como Deus poderia introduzir o redentor na terra. Uma vez, que pela graça e misericórdia de Deus um animal foi morto e da sua pele foi feito túnicas para cobrir a vergonha de Adão e Eva. Por que o animal precisou ser morto, porque a vida da carne está no sangue. Deus não violaria esse direito. (Gn 20, Sl 115.16)

Obviamente, este homem não poderia ser filho de Adão, pois sua semente estava contaminada pelo pecado. Todavia, o redentor não podia ter pecado. Dessa maneira podemos entender porque o nascimento de Jesus viria de uma virgem gerado pelo Espirito Santo, vindo ao mundo por meio corretos e válidos em consonância com as leis espirituais preestabelecidas. (Isaías 7.14)

Podemos ver a intenção do Criador em enviar o Messias, desde a primeira profecia bíblica dada por Deus, após a queda de Adão e Eva. Ao falar com a serpente, Deus fala sobre a inimizade entre a semente da mulher e a semente do diabo. Obviamente, isto aponta para o nascimento de Jesus através de uma mulher virgem, conhecida como Maria a mãe de Jesus. (Gn 3.15)

Conclusão – Gênesis 15 Explicação

Quando estudamos a Aliança Abraâmica, se voltamos um pouquinho em Gênesis no capítulo 12.3 (b), Deus disse que em Abraão todas as famílias seriam benditas. Logo, na Aliança de Sangue e Promessas feitas a Abraão, podemos uma porta de entrada legal para vinda do messias.

Mais na frente, falaremos do nascimento de Isaque, um dos pais na fé. Todavia, quando o Senhor lhe fazia a promessa e os termos da aliança, ele estava olhando para Jesus, que posteriormente viria para cumprir todos os seus propósitos e planos para Salvação da humanidade. (1 Coríntios 15.22, Romanos 5:12-19)

Se você gostou do estudo sobre Gênesis 15 Explicação, por favor, deixe seu comentário e compartilhe!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *