Gênesis 13 e 14 Explicação – A separação de Ló e Abraão: Neste estudo abordaremos a separação entre Abraão e seu sobrinho Ló.

Introdução – Gênesis 13 e 14 Explicação

Meditação de Abertura – Gn. 13.5-12

Nesta estudo, daremos continuidade no estudo da vida e ministério de Abraão. Pois, durante a sua jornada de fé na caminhada com Deus, Deus testou e provou ele várias vezes.

Quando analisamos com mais detalhes os testes e provas na vida dos homens de Deus. Podemos extrair muitas lições de vida interessantes para os nossos dias atuais.

Hoje, abordaremos o segundo e o terceiro teste e, também, a separação de Abraão e o seu sobrinho Ló.

O Segundo e o Terceiro teste de Abraão

No momento da separação com Ló, Abraão foi tentado a disputar pela boa parte da terra. Pois, Ló escolheu por vista a melhor o que parecia ser a melhor parte. Todavia, Abraão permaneceu nas terras de Canaã, ou seja, ele não deixou de receber o que Deus lhe havia prometido.

Contudo, aprendemos algo muito importante com este acontecimento. Quando Deus tem algo para nossas vidas, não precisamos nos desesperar, pois, existe a hora e o momento certo para acontecer. Nós o povo Deus não andamos por vista, mas por fé através da palavra de Deus.

Em Gn 13.14-17, após a separação de Ló, Deus disse a Abraão que toda aquela terra seria dada a ele e também a sua descendência. Mesmo Ló escolhendo a melhor parte da terra, tudo pertenceria a Abraão e a sua descendência.

O terceiro Altar de Abraão em Hebrom

Hebrom é uma palavra Hebraica que significa “comunhão”, e “Manre” pode significar “Força, Saúde e Unção”. Temos um significado interessante, pois, este altar pode significar: Comunhão da Casa de Deus que podemos desfrutar através da unção e força que recebemos da parte de Deus.

Vimos na aula anterior, que cada altar possui um significado importante na vida de Abraão. Assim, como em nossos dias, onde, entregamos a nossa vida em sacrifício de louvor e adoração a Deus, através dos nossos cultos e reuniões pela fé na palavra e no nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

As Tendas de Abraão e Ló

Ao observamos os textos verificamos que tanto Abraão quanto a Ló habitam em tendas. Todavia, Ló aos poucos foi armando as suas tendas até chegar em Sodoma. Ló, após chegar em Sodoma ele não passa a morar mas viver entre um povo imoral e idolatra que não temia ao Deus vivo. Talvez, parece ser mais seguro e confortável para ele e sua família.

Abraão, por sua vez continuou habitando em tendas porque fazia parte do mover de Deus e chamado em sua vida. Pois, Abraão, pela fé, estava obedecendo à voz de Deus. (Hb 11.8-10)

Conclusão – Gênesis 13 e 14 Explicação

Ao estudarmos os 2 capítulos 13 e 14 vemos que a separação fazia parte do propósito das promessas de Deus para Abraão em Gn 12, pois Deus ao chamar Abraão disse-lhe para sair do meio da sua parentela.
Todavia, Abraão e Ló deveriam fazer suas escolhas, onde queriam habitar.

Ao seguirmos a voz de Deus, andamos por fé e não por vista. Sabemos, também, que as escolhas que realizarmos teremos que viver as consequências, sejam boas ou ruins. (Gálatas 6:7,8)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *