Gênesis 12 Explicação – A família de Abraão (Parte 1): Neste estudo abordaremos a primeira parte da explicação de Gênesis capítulo 12.

Introdução – Gênesis 12 Explicação

Meditação de Abertura – Gn 12.1-4

Ao analisarmos os estudos anteriores, perceberemos algo interessante ao fazermos algumas observações. As consequências após o pecado se ampliariam cada vez mais, ou seja, o homem começa se rebelar contra a autoridade de Deus.

Na meditação bíblica citada acima, veremos o que chamamos de a quarta decadência, ou seja, a queda da humanidade. Em Babel, na edificação de sua Torre, o homem se rebela contra a própria autoridade de Deus, movidos por desejos e cobiças carnais, instigados por influências malignas.

Todavia, o povo foi disperso e seus esforços frustrados, por meio da confusão de línguas em seus respectivos idiomas. O que deu início as diferentes línguas e culturas existentes, pois, a medida que as pessoas se dispersaram pelo mundo, começaram a desenvolver seus próprios costumes.

Podemos compreender que todo homem caído se encontra numa dessas condições. Pois, o afastamento de Deus te torna cada vez mais corrompido que outros, devido à ampliação deste mal em sua vida.

Simplesmente se tornaria como os outros que adoravam outros ídolos e, andavam cada vez mais separados de Deus, Vimos isto nos estudos anteriores sobre a queda do homem, mediante a consequência do pecado.

Tópicos Importantes – Gênesis 12 Explicação

Houve duas chamadas na vida de Abraão conforme vemos nas Escrituras Sagradas, a primeira quando estava com a sua família em UR dos Caldeus, na Mesopotâmia. A segunda quando seu pai morre estando em Harã. (At 7.2:4)

No primeiro chamado percebemos que Abraão cumpre em parte, ou seja, ele vai até à metade do caminho em Harã, mas na segunda vez ele se dirige até Canaã. O seu chamado não era uma questão de salvação e livramento, mas de ministério.

Quando Deus chamou Abraão mostrou-lhe o seu propósito e visão, para uma grande obra em sua vida.

Algo semelhante acontece com a nossa vida todos os dias, apesar de termos a visão e a revelação de Deus para nossas vidas. As situações, problemas e dificuldades querem nos atrapalhar, por isso, necessitamos constantemente da Palavra de Deus para renovar e manter a nossa visão em Jesus. (Sl 105:119)

Abraão representa o início da obra restauradora de Deus, pois, foi em Abraão que Deus dá o ponto de partida para o seu plano de redenção e restauração.

Embora Abel, Sete, Enos, Enoque e Noé, tenha sido homens que agradaram a Deus, porém, foi através de Abraão que Deus começou a mudar o curso para abençoar todas as famílias da terra, culminando no cumprimento do plano de redenção com a primeira vinda de Jesus Cristo.

Ao analisarmos o capítulo 12 versículos de 1 a 3, perceberemos alguns propósitos importantes:

A) PARA À TERRA QUE TE MOSTRAREI — A família de Abraão era um povo idólatra quando estavam em UR dos Caldeus. Deus na sua infinita Sabedora, Amor e Misericórdia escolheu tirá-lo do meio das práticas pagãs, para realizar uma grande obra, através da vida e ministério de Abraão. Foi a partir desse ponto de partida, que todas as outras surgiram pela Graça, Amor, Justiça e Misericórdia de Deus. Surgindo, então, o seu povo, para que depois a sua Igreja fosse edificada em Cristo. (Josué 24:2)

B) DE TI, FAREI UMA GRANDE NAÇÃO — A ordem de Deus para se multiplicarem e frutificarem permaneceu, como observamos nas aulas anteriores. Pois, Abraão foi escolhido por Deus para fazer parte de um importante projeto, onde seria formada uma grande nação de adoradores, para testemunharem e confessarem que pertenciam a Deus. Em Atos vimos esse entendimento no surgimento das primeiras Igrejas em Cristo. (At 15:14)

C) EM TI SERÃO BENDITAS TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA — Para cumprir o propósito de Deus, Abraão teria que ser uma bênção, pois, permaneceu firma na fé por meio da promessa, mesmo errando em alguns momentos. Ele não desistiu cumprindo o seu ministério na íntegra. (Gn. 12.2, Gl. 3.7-9) Por isso, a pregação que tem efeito é aquela gera transformação, mudança de vida e atitude.

Conclusão – Gênesis 12 Explicação

Ao olharmos para a vida e ministério de Abraão, veremos que Deus o levou por caminhos contrários ao qual, talvez, ele não quisesse trilhar.

As pessoas em sua época seguia em outros caminhos, mas Deus levou Abraão em um rumo oposto. Abraão caminhou e venceu pela fé.

Assim, também, da mesma maneira àqueles que hoje servem ao Senhor, devem permanecer firmes na fé em Cristo para alcançarem a promessa da vida eterna. (Hb 11:8-10, Ap 2:11)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *