Gênesis 12 Estudo Bíblico – As provações de Abraão (Parte 2): Neste estudo bíblico abordaremos a segunda parte de Gênesis 12.

Introdução – Gênesis 12 Estudo Bíblico

Como estudamos na aula anterior, o foco da chamada de Abraão é a sua vida e ministério. Nesta estudo, veremos o significado dos altares levantados por Abraão. Também, falaremos sobre alguns testes e provações no decorrer da sua jornada com Deus. Tais acontecimentos servem de exemplo para os nossos dias atuais.

Hoje, assim como Abraão recebeu a visão e foi testado, também passamos por situações semelhantes em nossas vidas. Dos capítulos 12 ao 14 a ênfase é Canaã, por isso, Abraão precisou crer e aprender com cada situação, pois, o seu chamamento estava relacionado com a herança para possuir à terra.

Altar na Bíblia é símbolo de adoração, entrega e consagração a Deus. Abraão ao edificar os Altares lembrava-se constantemente das promessas dadas pelo Senhor, além de se renovar espiritualmente e manter o seu amor e lealdade a ele.

Quando temos um coração voltado para obra do Senhor, precisamos buscar incansavelmente para nos relacionar com Ele e ouvir sua voz.

Os 4 Altares de Abraão: Gênesis 12 Estudo Bíblico

1º e 2º No Capítulo 12, veremos o 3º No Capítulo 13 e o 4º No Capítulo 22

1º Altar Em Siquém – Altar Da Revelação (Gênesis 12. 6-7)
 A palavra Siquém significa “ombro”, ou seja, um lugar de força. Em Siquém estava o Carvalho de Moré significa “Professor”. Podemos ver 2 significados importantes, que a força de Deus está no ensino que procede vida por meio da sua palavra. Foi neste lugar que Senhor se revelou a Abraão para se relacionar.

 Assim, uma vez que ele entendesse a vontade do Senhor, não haveria espaço para dúvida. Trazendo para os nossos dias, o segredo da nossa força é a convicção da obra de Deus em nossa vida, conhecimento e entendimento da sua palavra, e a nossa rendição as suas vontades.

2º Altar Em Betel – Altar Da Separação (Gênesis 12.8)
 A palavra Ai significa “Montão ou Ruína” e a Palavra Betel “Casa de Deus”, por isso, podemos chamar de altar da separação, pois Abraão deixa Ai (Montão ou Ruína) para e vai para Betel (Casa de Deus). Vemos que Deus está direcionando o seu servo, pelo caminho certo.

 Igualmente acontece conosco ao vivenciarmos a nossa vida em comunhão na igreja (Casa de Deus). Pois, somos chamados para abandonar a práticas mundanas para edificarmos uma casa espiritual com Cristo, onde, aprendemos a ter uma vida espiritual com Deus.

O primeiro teste de Abraão – A Fome

De acordo com a leitura do texto, houve uma grande fome na terra, onde Abraão estava e ele resolveu descer para o Egito. Podemos dizer que Abraão falhou no seu primeiro teste por 3 Simples motivos.

1° Seguiu seu próprio entendimento para resolver uma situação:

Pois, Abraão ao descer para o Egito usou da sua própria avaliação e entendimento, meditante a sua necessidade e insegurança, produzindo assim uma certa incredulidade.

2° Para Alcançar Seu Propósito Usou De Mentira:

Embora, fosse uma meia verdade o fato de Sara ser a sua irmã, pois, de acordo com Gn 20:12 vemos que Sara era sua meia-irmã. Todavia, Abraão pensou que este pretexto seria o suficiente para se livrar da situação, porém, não avaliou que as consequências poderiam ser maiores e piores ao tomar tal decisão.

Pois, ao tomar tal atitude, Abraão não estava de acordo com a promessa de Deus em sua vida. Ao ponto de Deus intervir na situação para evitar que as consequências fossem maiores. Pois, Deus visitou Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai sua mulher.

Mais adiante, iremos ver este mesmo erro cometido por seu filho Isaque. Um abismo chama outro abismo.

3° Abraão Perdeu De Vista O Plano De Deus Para Sua Vida:

O texto não diz se Deus aprovou ou não a sua descida para o Egito, devido à fome na terra, mas podemos dizer que sua decisão quase trouxe sérias consequências. Também, que suas atitudes não só o afetará, mas também, todos aqueles que estavam ao seu redor.

 Abraão, por um momento, se esquecerá que para levar a bênção de Deus, ele teria que ser obediente à voz de Deus. Assim, podemos entender que somos canais de bênção ou maldição na vida daqueles que estão ao nosso redor.

Trazendo para os nossos dias, quando estamos fora da vontade de Deus para nossas vidas. Nós nos tornamos um problema para aqueles que estão próximos de nós. Todos sofrem, conjugue, filhos, família e assim por diante.

Exemplo: Jonas no Barco, quando ia para Társis. Jonas 1

Conclusão – Gênesis 12 Estudo Bíblico

Neste primeiro teste, poderíamos dizer que Abraão foi testado para saber o quanto ele valorizaria à terra e não cedesse as necessidades.

 O ponto positivo deste teste, foi que Abraão percebeu e logo se posicionou rapidamente no caminho inicial, onde havia consagrado o primeiro altar a Deus. (Gn 13.1-3)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *