Gênesis 11 Explicação – A Torre de Babel na Bíblia: Hoje, abordaremos a história da Torre de Babel até o surgimento da família de Abraão.

Introdução – Gênesis 11 Explicação

Meditação de Abertura – Gn 11.1-9

Ao analisarmos os estudos anteriores, perceberemos algo interessante ao fazermos algumas observações. As consequências após o pecado se ampliariam cada vez mais, ou seja, o homem começa se rebelar contra a autoridade de Deus.

Na meditação bíblica citada acima, veremos o que chamamos de a quarta decadência, ou seja, a queda da humanidade. Em Babel, na edificação de sua Torre, o homem se rebela contra a própria autoridade de Deus, movidos por desejos e cobiças carnais, instigados por influências malignas.

Todavia, o povo foi disperso e seus esforços frustrados, por meio da confusão de línguas em seus respectivos idiomas. O que deu início as diferentes línguas e culturas existentes, pois, a medida que as pessoas se dispersaram pelo mundo, começaram a desenvolver seus próprios costumes.

Podemos compreender que todo homem caído se encontra numa dessas condições. Pois, o afastamento de Deus te torna cada vez mais corrompido que outros, devido à ampliação deste mal em sua vida.

A Torre De Babel

1 – De acordo com história, a Torre de Babel situava-se entre planície dos rios Tigre e Eufrates, sendo a construção uma grande realização humana em sua época. Alguns estudiosos acreditam que ela se parece com Zigurate, ou seja, uma espécie de Pirâmide construída na Babilônia.

2 – Em Gênesis 10.8-9, surge uma nova personalidade, um homem chamado Ninrode, apresentado como um grande guerreiro heroico. Alguns estudiosos acreditam, ser Ninrode fundador da grande e pagã Babilônia, onde surgiu os primeiros relatos de idolatria e paganismos na antiguidade.

3 – A construção da Torre de Babel era uma grande obra de construção e realização humana, porém, o seu propósito não era glorificar a Deus, mas sim, o homem. Algo, que desagradou a Deus, porque o papel do homem, desde a sua criação, é adorar e glorificar a Deus em tudo. (Isaías 42.8)

4 – A menção construção com tijolos é algo feito edificado pelos homens, não por Deus. Porque Deus edifica sobre a rocha, que é Jesus e com pedras preciosas, sendo Jesus a pedra angular. A igreja é edificada sobre Cristo. (Mt. 16.17-18, 1 Pe 2.4-5, Ap. 21.18-20)

5 – A ordem de Deus em (Gênesis 1.28, 9:1-7), era para o homem povoar e multiplicar na terra, posteriormente, esta mesma ordem é dada a Noé e sua família. Em nossos dias, observamos uma ordem semelhante dada a Igreja de Cristo na terra, ou seja, a pregação das Boas Novas (O Evangelho). (Marcos 16.15-16)

6 – A confusão de línguas não foi aplicada a Igreja, pois em Babel houve a confusão de línguas.

A Torre de Babel versus o Pentecostes

No Pentecostes teve o sinal do falar em línguas, havendo luz e comunicação entre os envolvidos. Em Babel os homens foram espalhados e confundidos, porém, no Pentecostes as pessoas foram reconciliadas e se entenderam pela ação genuína do Espirito Santo Deus derramado em seus corações. (Atos 2)

Hoje, a vontade de Deus para os homens é que haja uma única forma de falar em Cristo, independente de nação, povos e línguas. A unidade através do Espirito Santo em nossas vidas, quebra todas as barreiras e limitações malignas existentes. (Rm 15.5-6, Fp 2.2, 1 Co 1.10 e Ef 4.15-16)

De Sem a Abraão

De Gênesis 11.10-26 são apresentadas as gerações de Sem até Abraão, após os acontecimentos pós-dilúvio. Nesta seção, temos uma linhagem abençoada (Gn. 9.26) de onde vieram Abraão e todos os Hebreus.

A Família de Tera

Abraão cresceu numa cidade chamada UR dos Caldeus e, ficou lá até o seu o irmão Harã falecer. Logo após, a família de Abraão viaja uns 950 km de Ur dos Caldeus para uma cidade chamada Harã, onde, também, morre seu pai.

Posteriormente, após receber a chamada de Deus novamente, Abraão da continuidade na sua viagem.

2 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *