Exemplo de domínio próprio na Bíblia – Hoje, veremos o quanto a prática do domínio próprio fez a diferença na vida de Davi.
Introdução
A história demonstra que o rei de Israel, Saul, tinha um ódio mortal do pequeno Davi, que era seu genro e escudeiro pessoal. Deus havia rejeitado Saul e enviado o profeta Samuel para ungir Davi, que pastoreava as ovelhas de seu Pai.
Todavia, Deus não tirou o reinado de Saul, que por sua vez, teve inveja da popularidade de Davi. Porque ele derrotou o gigante Golias e como recompensa aparentou-se do rei. (1 Samuel 18:8)
A popularidade de Davi perturbou o rei Saul, que passou a persegui-lo para por fim em sua vida. Certo dia, Saul, após voltar da batalha contra os filisteus, preparou seus homens e foi procurar por Davi.
No caminho, Saul, entrou numa caverna para satisfazer suas necessidades, sem imaginar que mais ao fundo, Davi estava escondido com seus homens.
Porém, quando os homens de Davi viram que era Saul, o aconselharam a matá-lo, pois diziam que Deus o havia entregado nas mãos de Davi.
Todavia, ele se recusou e foi de mansinho por trás de Saul, sem que ele percebesse, e cortou um pedaço da sua capa. Naquele momento, Davi disse aos seus homens “Deus me livre de fazer mal ao meu senhor, porque ele é escolhido do Senhor”.
Ao agir com misericórdia poupando a vida de Saul, Davi demonstrou estar no controle de suas ações e emoções, ou seja, ele exerceu o domínio próprio. confiando que Deus estava no controle e na direção de todas as coisas.
A chave de autocontrole de Davi neste capítulo, foi esperar e confiar em Deus, agindo de acordo com a vontade do Criador.
Reflexão – Exemplo de domínio próprio na Bíblia
Agora, vamos parar e analisar o raciocínio de Davi: Se Deus o havia escolhido para ser o futuro rei de Israel, logo, o Eterno de alguma maneira o faria ocupar esta posição.
Quando vemos o restante da história, muitos anos depois, Davi recebe duas unções, vindo a se tornar rei de todo o Israel e reinou por 40 anos, porque Deus estava na sua vida.
Davi não se deixou levar pelas más influências externas ou internas, sentimentos de vingança escondidos em seu coração, pois todos os seus pensamentos e ações foram bem executados. Assim, ao pagar o mal com o bem, ele agiu em conformidade com a Palavra de Deus.
No livro de Romanos Capítulo 12 Versículo 19 a palavra de Deus nos ensina que não devemos nos vingar, independente do motivo. Porque só Deus sabe agir com justiça em todas as áreas de nossas vidas.
Conclusão – Exemplo de domínio próprio na Bíblia
Dessa forma podemos seguir o exemplo de Davi, que ao invés de se vingar escolheu esperar em Deus, porque Deus é justo e sabe como agir em qualquer situação, pois não existem impossibilidades para ele.
Nem tudo são flores, claro que existirão situações que nos poderão causar tristeza em nossos corações e isso é normal. Todavia, se aprendermos a lidar com esses sentimentos ruins controlando as nossas ações e reações à luz da palavra de Deus, com certeza seremos abençoados por Deus.
Na epístola aos Efésios Capítulo 4 Versículos 26 e 27, diz assim: “Irai-vos e não pequeis…”, ou seja, a ira é inevitável, mas não se vingue. Assim, já que não posso evitar de sentir a raiva, que em algum momento, poderá me afligir.
Então, pela fé e obediência na Palavra de Deus, trabalharei nas minhas ações e reações para serem bem executadas.
Oração de Empoderamento
Pai querido e amado, que bom saber que o Senhor é um Deus Santo, Justo e Bom e que está no controle de toda e qualquer situação.
Pai, abre meu entendimento espiritual para que eu saiba lidar com as situações delicadas na minha vida.
Senhor, remova todo sentimento de ódio e vingança que esteja maltratando e ferindo o meu coração. Porque sei que és fiel e sabe agir com justiça em todas as áreas da minha vida.
Gratidão por tudo, em nome do Senhor Jesus. Amém!
Por Missionário Vagner