Estudo bíblico sobre obediência na bíblia – O Senhor não está interessado em sacrifícios, mas sim, num coração obediente e misericordioso.
Introdução
Uma coisa que precisamos entender e compreender. Deus, não vê pela aparência do homem, mas olha para a intenção do coração humano.
Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Salmos 51:16,17
Ao falar ou pensar em fazer algo para Deus. Lembre-se! Deus se atentará para a intenção do seu coração, naquilo que você se dispuser a fazer. Contudo, Deus sonda os nossos pensamentos e esquadrinha o nosso coração. Pois, Deus detesta a hipocrisia, a mentira e os desejos maliciosos.
A palavra de Deus nos ensina a guardar o nosso coração, porque dele procede às fontes da vida (Provérbios 4.23). Certa vez o Senhor Jesus disse: O que contamina o homem não é os alimentos, mas sim, as palavras que saem da boca do homem. Porque estas provêm do coração do homem.
Em síntese, quando obedecemos à Palavra de Deus, demonstramos ter um coração obediente conforme a vontade dele. Por isso, guarde o seu coração das coisas que desagradam a Deus. Saiba, que Ele não despreza um coração humilde e arrependido na presença dele. Amém!
Reflexão – Estudo bíblico sobre obediência na bíblia
A obediência está diretamente ligada as nossas escolhas e a maneira como andamos na presença de Deus. Podemos ver isto na vida de Saul, quando lemos em 1 Samuel 13 e 15, onde ele foi desobediente a palavra de Deus realizando escolhas que precederam a sua queda.
a) Primeiro Ato de Desobediência de Saul
No capítulo 13 em 1 Samuel, Israel estava em guerra contra os Filisteus. A ordem era para Saul e o povo aguardarem 7 dias em gilgal, até Samuel chegar para oferecem sacrifícios e holocaustos.
Todavia, ao chegar o dia determinado por Samuel, na impaciência, Saul desobedeceu à ordem, oferecendo ele mesmo os sacrifícios a Deus. Algo, que somente o Sacerdote Samuel poderia realizá-lo.
Assim, Samuel chegou no sétimo dia, mas Saul já havia se adiantado e desobedecido a Deus. Dessa maneira, Samuel o repreendeu dizendo que seu reino não subsistiria, pois, o Senhor buscaria um homem segundo o seu coração, ou seja, obediente a sua voz. Mais tarde, este homem foi o jovem Davi.
b) Segundo Ato de Desobediência de Saul
No capítulo 15 em 1 Samuel, a ordem dada a Saul era destruir os inimigos Amalequitas, por completo. Porém, Saul mais uma vez preferiu fazer da sua maneira, poupando o melhor dos despojos, e também o rei Amaleque.
Samuel, mais uma vez, na direção de Deus, repreendeu Saul, dizendo que o Senhor o havia rejeitado como rei, por desobedecer sua ordem. Cumprindo ele mesmo a missão que havia sido dada ao rei de Israel, Saul.
A preocupação de Saul, naquele momento, era com a sua aparência e posição. Pois, ele pede para Samuel voltar com ele, para que o honrasse diante dos anciões e do povo. Samuel, voltou com Saul porque teve dó dele, mas depois daquele dia nunca mais estiveram juntos, porque o Senhor o havia rejeitado.
c) Terceiro Ato de Desobediência de Saul
No capítulo 28, Saul consulta uma mulher pitonisa em Endor, ou seja, uma adivinhadora pedindo-lhe revelação, ao ponto que ela prediz a sua morte e a morte dos seus filhos pelos filisteus.
Ao buscar a Deus e não obter respostas em relação aos filisteus. Saul, mais uma vez, faz algo que o Senhor abominava, consultou uma feiticeira para alcançar seus objetivos.
Isto, mostra a decadência e a falta de direção de Saul, no final do seu reinado. Pois, havia desperdiçados as oportunidades da parte de Deus para sua vida.
Conclusão – Estudo bíblico sobre obediência na bíblia
A obediência a Deus é uma escolha contida nos propósitos dele para sua criação. Pois, uma vez que escolhemos obedecer seus mandamentos, sendo criaturas livres. Agimos segundo a sua vontade para nossas vidas.
No amor não existe forçação, porque se fosse assim o amor não existiria. Dessa maneira, Deus criou o livre arbítrio para que pudéssemos ser livres e andar em obediência com a sua vontade. A desobediência é um pecado de rebelião contra a Deus.
Por Missionário Vagner