Andando no Espírito Cultivando o Autocontrole — Hoje, falaremos sobre marter o controle e ter uma vida espiritual ativa.
Introdução
No antigo testamento falava-se sobre a importância da primogenitura no seio familiar, ou seja, o filho nascido primeiro era sucessor principal das bênçãos herdadas do pai. O primogênito normalmente recebia mais posses que outros irmãos. Ele, geralmente, assumia uma posição de mais relevância como chefe social e espiritual na família.
Além disso, era declarado as bênçãos de Deus passadas do pai para o filho, desde Abraão. Esaú, embora fosse irmão gêmeo de Jacó, foi o primeiro a nascer sendo detentor da primogenitura, por herdade do seu pai, Isaque.
Todavia, a história demonstra que ele vendeu o direito da primogenitura ao seu irmão Jacó, por um prato de lentilhas. Pois, estava com muita fome, preferindo desprezar esse direito para saciar-se, ou seja, abriu mão de tudo, por apenas um momento (Gênesis 25:31-34).
Por não saber controlar o seu desejo de comer, Esaú, abriu mão do direito da sua primogenitura, sem se atentar para o real valor, do que ele estava perdendo.
Reflexão – Andando no Espírito Cultivando o Autocontrole
Nesses relatos, podemos observar uma chave muito poderosa, que se não controlarmos nossos impulsos e desejos, podemos fazer escolhas ruins.
No relato de Esaú e seu irmão Jacó, podemos ver claramente que ele não ponderou em nenhum momento sobre o que estava perdendo, ou seja, não pesou as consequências.
Todavia, mais tarde o texto diz que a ficha caiu e Esaú irou-se sobremodo contra o seu irmão Jacó, vindo a persegui-lo, o que provou a separação dos irmãos. Só depois de muitos anos, voltaram a se ver e abraçar-se novamente.
Nutrir o autocontrole por meio da Palavra de Deus é uma das melhores maneiras de lidarmos com os desejos e impulsos que aflige nossas vidas. Porque quando aplicamos os ensinos e preceitos nela apresentados, mudamos o foco para o que realmente vale a pena. Em outras palavras, desviamos a atenção de nós mesmos e a depositamos nos ensinos espirituais que agradam a Deus (Gálatas 5:16).
Assim, uma vez entendido, pela fé e obediência à palavra, aplicamos estes preceitos em nossas vidas pessoais e espirituais. Os resultados vêm com o tempo e podem variar de pessoa para pessoa, mas com certeza eles acontecem.
Conclusão – Andando no Espírito Cultivando o Autocontrole
A mudança e transformação não é algo meramente superficial, mas sim, algo que acontece de dentro para fora. Não temos como evitar os desejos e vontades ruins que permeiam nossas vidas, simplesmente eles vem. Mas podemos atendê-los ou não, com base no que realmente vale a pena.
Pois, temos o controle tanto para alimentá-los, quanto para resisti-los com fé e perseverança na palavra de Deus. Porque agora temos o conhecimento e o entendimento das verdades, para não mais cairmos nas ciladas e agirmos por estes desejos e impulsos, que muitas das vezes, trazem consequências ruins em diversas áreas das nossas vidas.
Enfim, podemos ver isto acontecer claramente na história de Esaú e de seu irmão Jacó na Bíblia. Ainda que, Deus já tinha um propósito na vida de cada um deles, desde o nascimento. Todavia, esses relatos servem de ensino, pois, nos ajudam a identificar atitudes e comportamentos que apontam para o tema que estamos tratando aqui.
Por Missionário Vagner
Oração de Empoderamento
Pai de amor e misericórdia ajuda-me no combate contra os maus desejos que me fazem agir por impulso e tomar decisões erradas em minha vida.
Senhor, me capacite para que eu possa perceber os valores que tenho e que eu não venha abrir mão de nenhum deles, por causa desses desejos e motivações erradas.
Pai, agradeço pela sua palavra e por estar cuidando de cada detalhe da minha vida, no poderoso nome do Senhor Jesus. Amém e Graças a Deus!