1 Samuel 1_2 Reflexão – A história de Ana na Bíblia

1 Samuel 1_2 Reflexão - A história de Ana na Bíblia

Nesta reflexão, abordaremos o seguinte tema “1 Samuel 1_2 Reflexão – A história de Ana na Bíblia”. 7 Lições na Bíblia da história de Ana.

Introdução

A história de Ana em 1 Samuel 1_2 é uma das passagens mais lidas e pregadas da Bíblia. Isto, porque podemos abstrair várias lições espirituais para nossas vidas.

Ana era perseguida pela sua rival Penina, por não gerar filhos ao seu marido Elcana. Esta esterilidade lhe causava muita tristeza ao ponto de não querer se alimentar.

Todavia, essa adversidade lhe causava alguns comportamentos que impediam Ana de ver o agir de Deus na sua vida. A luz da Palavra de Deus, veremos que estas reações não o agradavam.

Na reflexão de hoje, listaremos esses comportamentos e os versículos bíblicos relacionados. Pois, uma vez que refletirmos e compreendermos estes relatos, podemos aplicá-los em nossas vidas.

Se você gostar desse conteúdo, ao final, deixe um comentário e compartilhe para nos ajudar. Amém!

Tenha uma ótima leitura, Deus te abençoe!

Lista — 1 Samuel 1_2 Reflexão7 — Lições valiosas da história de Ana na Bíblia

Em 1 Samuel 1_2 vemos a história da vida de Ana. Com base nestes capítulos, listamos as 7 Lições valiosas da história de Ana na Bíblia:

1º Ana estava recebendo a ofensa no seu coração: 

E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre. (1 Samuel 1:6)

Ao ser ofendida pela sua rival Penina, Ana ficou extremamente abatida. Assim, ela estava recebendo esta ofensa no seu coração.

A luz da Palavra de Deus, ela estava caindo na armadilha mais usada pelo inimigo espiritual da nossa alma (o diabo). Olha o que diz a Palavra: Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.  Tiago 4:7

2º Ana estava preocupada só consiga mesma:

⁴ E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas. ⁵ Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre. 1 Samuel 1:4,5

Ana estava tão preocupada consigo mesma, que não estava prestando atenção a sua volta. Em outras palavras, ela não estava percebendo as atitudes de amor do seu marido, Elcana.

O texto é claro, seu esposo lhe dava porção dobrada, porque ele a amava. Embora, ela estivesse sofrendo, tal comportamento poderia afetar sua relação. Olha o que a palavra de Deus diz: Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;  Efésios 5:22  

3º Ana estava focada no problema:

Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? (1 Samuel 1:8)

Ao focar nos problemas, Ana não estava percebendo as bênçãos de Deus que já estavam presentes na sua vida. Deus trabalha nas pequenas coisas, pois ela já tinha uma família e seu marido era fiel a Deus.

Além disso, seu esposo a amava. Agora, imagine quantas mulheres almejava ter o que Ana já havia conquistado. A palavra de Deus nos ensina que temos de dar graças a Deus em tudo. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Tessalonicenses 5:18) 

4º A virada de chave na vida de Ana:

⁹ Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor. ¹⁰ Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.  (1 Samuel 1:9,10)

Ana dispôs no seu coração em buscar a Deus em oração. Ao se levantar e se dirigir ao templo, ela mudou o foco, ao invés de ficar se vitimizando. A fé é uma atitude evidente nesta nova postura de Ana.

Pois, sabemos que sem fé é impossível agradar a Deus. A palavra de Deus diz: Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:6)

5º Ana soube fazer seu pedido a Deus:

E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. (1 Samuel 1:11)

Podemos ver o detalhe da petição de Ana ao fazer seu voto diante de Deus. No texto, ela pede um filho varão, pois sabia ele poderia servir ao Senhor no ofício do Sacerdócio.

Dessa maneira, Ana faz seu pedido com o intuito de cumprir seu voto literalmente. Ela soube o que pedir com sabedoria na presença de Deus.

A palavra de ensina sobre saber o que pedir veja: Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. (Tiago 4:3) 

6º Ana cumpriu o seu voto a Deus:

Então Elcana foi a Ramá, à sua casa; porém o menino ficou servindo ao Senhor, perante o sacerdote Eli. (1 Samuel 2:11)

Após Ana abrir o seu coração e fazer seu voto diante de Deus. O Senhor atendeu sua petição e, após ela conceber com seu marido, ficou grávida e lhe nasceu um filho, Samuel. No texto citado acima, vemos que Ana cumpriu o seu voto diante de Deus.

Pois o menino ficou servindo a Deus nos cuidados do sacerdote Eli. A palavra de Deus ensina sobre a importância de cumprir nossos votos feitos a Deus: Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. (Eclesiastes 5:4)

7º Ana louvou a Deus com Gratidão:

Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.  (1 Samuel 2:1)

Obviamente, Ana estava muito alegre, pois Deus lhe havia lhe atendido na sua aflição. Ao expressar seu louvor com o coração agradecido, Ana demonstrou um princípio básico para aqueles que temem a Deus, a gratidão.

A petição de Ana estava alinhada com o propósito de Deus para sua vida. Pois, Samuel, foi um grande homem usado por Deus ao servir como Profeta, Sacerdote e Juiz.

Demonstrar gratidão é um ensino poderoso da Palavra de Deus. Olha que a Palavra de Deus diz: ¹ Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; ² Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade; (Salmos 92:1,2)

Conclusão: 1 Samuel 1_2 Reflexão — 7 Lições valiosas da história de Ana na Bíblia

Vimos que a virada chave na vida Ana ocorreu, quando ela mudou seu foco para buscar a Deus. Pois, nada acontecia, enquanto Ana sofria e se lamentava diante das adversidades. Mas quando ela assumiu uma postura de fé, agradando a Deus, tudo mudou.

Além de Samuel, Ana teve outros filhos, ou seja, ela recebeu mais do que pediu a Deus. A partir do momento que ela abriu seu coração confiando em Deus, uma nova história começou a ser escrita em sua vida. Ela foi abençoada, porque não desistiu e nem perdeu as esperanças.

Trazendo para os nossos dias, não importa qual seja sua aflição, que talvez você esteja vivendo. Saiba que, por meio de Jesus Cristo, uma nova história poderá ser escrita na sua, se você crer pela fé. Deus é o mesmo, ele não mudou, e tem cuidado de cada um de nós.

Portando, continue firme na fé, crendo e focando no Salvador, Jesus Cristo. Porque ele é o único caminho que nos leva a Deus. Confiar em Deus é saber que tempo e a maneira de agir pertence a ele. Se tiver que acontecer, na hora certa ele agirá na hora certa. 

Deus te abençoe!

Por: Missionário Vagner

2 thoughts on “1 Samuel 1_2 Reflexão – A história de Ana na Bíblia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *